Fundamentos econômicos e quantitativos no planejamento turístico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v1i1p35-54Palabras clave:
Turismo, estatística, planejamento, efeitos e fatores sócio-econômicos, modelos de previsão, teorometria.Resumen
A teoria que fundamenta o planejamento do turismo destaca a importância de três conjuntos de fatores que interferem no desenvolvimento do setor: os representativos da demanda, os da oferta -incluindo o próprio atrativo turístico- e os de ligação, caracterizados pela distância e acessibilidade entre os centros receptivos e emissores. A medida da influência de alguns desses fatores e a construção de modelos de previsão do turisrno são efetivados como apoio da Teorometria - técnica de aplicação dos métodos econométricos à investigação do fenômeno turístico. A elaboração de um modelo teorométrico de previsões do setor baseia-se em conhecimentos científicos do turismo e da Economia, além de apoiar-se em fundamentos da Matemática e da Estatística, requeridos pela Econometria. A partir da construção desses modelos, pode-se realizar experimentos que, testados e comprovados, fornecem novas bases de conhecimento científico do turismo, além de permitir análises e previsões mais realistas do fenômeno em estudo. Alguns desses experimentos teorométricos, bem como sua aplicação num particular caso do turismo brasileiro, são aqui desenvolvidos, e seus resultados confirmam a validade deste trabalho científico, reduzindo a margem de erro das previsões e fundamentando melhor as decisões de política econômica.
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