O Valor Turístico e Educacional dos Geossítios no Geopark Bodoquena-Pantanal/MS
identificação e hierarquização dos sítios da geodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p468-486Palavras-chave:
Uso educacional, Uso turístico, Geoparque, Visitantes, Bodoquena-PantanalResumo
Os geoparques são territórios que apresentam áreas com ocorrências capazes de ilustrar importantes fenômenos e processos geológicos, que agreguem valores culturais e ecológicos, e onde se pode implementar um processo de desenvolvimento pautado na sustentabilidade e com o envolvimento da comunidade local. A correta catalogação dos geossítios nas áreas onde se propõe a implementação de um geoparque pode se mostrar uma ferramenta importante para direcionar as estratégias de desenvolvimento desses territórios. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma quantificação do potencial uso educacional e do potencial uso turístico dos geossítios do Geopark Bodoquena-Pantanal, discutindo-os com seu potencial risco de degradação. Para atingir os objetivos os procedimentos metodológicos pautaram-se em: atividades pré-campo – nas quais se buscou levantar as informações já existentes sobre as áreas em estudo, bem como o contato inicial para autorização de visita técnica; atividades de campo – nas quais visitou-se as áreas levantando as informações necessárias para a pesquisa; atividades pós-campo – o inventário dos geossítios e sítios geológicos. Como resultado, identificou-se que os sítios mais bem ranqueados enquanto sítios da geodiversidade e com menor risco de degradação distribuem-se pelas duas regiões: Sudoeste (Bonito-Serra da Bodoquena) e Pantanal, e que essas áreas têm grande potencial para receber visitantes em curto prazo, o que pode elevar as chances de implantação e consolidação do Geopark Bodoquena-Pantanal.
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