Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204945

Palavras-chave:

Infância, Jogos e brinquedos, Serviços de saúde mental, Terapia ocupacional

Resumo

A pesquisa teve como objetivo construir um modelo teórico representativo da experiência dos terapeutas ocupacionais trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSij) que identifique os significados dados ao brincar na sua prática profissional. O estudo de abordagem qualitativa utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram da pesquisa oito terapeutas ocupacionais de CAPSij do município de São Paulo. A análise comparativa dos dados possibilitou identificar dois fenômenos que compõem a experiência: “Tendo um saber da terapia ocupacional sobre o brincar” e “Identificando forças contrárias à sustentação do brincar”. A articulação desses fenômenos permitiu identificar a categoria central “O terapeuta ocupacional sustentando o lúdico na sua prática clínica no CAPSij”, a partir do qual se propõe um modelo teórico. Os resultados do estudo foram interpretados à luz da perspectiva winnicottiana na construção do cuidado em terapia ocupacional que concebe o brincar como elemento constitutivo da experiência de ser criança. O modelo teórico construído apresenta que o terapeuta ocupacional possui consistente conhecimento teórico e formação ético-política para produzir estratégias de sustentação do lúdico no CAPSij diante de forças hegemônicas contrárias.

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Biografia do Autor

  • Natani Alves Rodrigues, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Artigo resultante da monografia apresentada à disciplina MFT0251 - Iniciação à Pesquisa II - Campo: as Atividades, Os Recursos Terapêuticos e Os Processos Criativos em Terapia Ocupacional do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
    Terapeuta Ocupacional e mestranda em Processos de Inclusão Social – Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Fernanda Stella Risseto Mieto, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Docente temporária e terapeuta Ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Rodrigues, N. A. ., & Mieto, F. S. R. . (2022). Construção de um modelo teórico representativo da experiência: terapeutas ocupacionais significando o brincar nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 32(1-3), e204945. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204945