Fatores associados à evasão de discentes de um curso de Terapia Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p111-119Palavras-chave:
Evasão Escolar, Educação Superior, Terapia Ocupacional, EstudantesResumo
A evasão estudantil é o desligamento permanente do discente do seu curso de origem antes de concluí-lo e se trata de um fenômeno multifatorial, pois pode estar associada a fatores pessoais e a fatores internos e externos à instituição. Essa pesquisa objetivou identificar e compreender os fatores associados à evasão do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. Aplicou-se um questionário semiestruturado com os discentes evadidos que aceitaram participar da pesquisa. Os dados das respostas às questões fechadas forneceram um panorama geral dessa evasão, e as respostas às questões abertas foram sistematizadas em categorias referentes aos posicionamentos dos discentes sobre o fenômeno. Verificou-se a multifatorialidade da evasão do curso, com predominância dos fatores pessoais, sendo a falta de identificação com o curso, o interesse por outra profissão e o desconhecimento sobre o curso os fatores mais apontados, seguidos pelos auxílios estudantis insatisfatórios. Desta forma, deve-se priorizar o investimento no conhecimento da profissão pela sociedade, no acompanhamento vocacional antes e depois do ingresso na universidade e desenvolver ações de luta pela melhoria da estrutura e do funcionamento do curso e da instituição e das condições de assistência e permanência estudantil.