Юрий Лотман и символы Данте Алигьери / Iúri Lótman e os símbolos de Dante Alighieri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.202444

Palavras-chave:

Espaço semiótico, Eixo “alto-baixo”, Ascensão espiritual, Construção do universum

Resumo

O artigo propõe uma análise do espaço em A divina comédia, de Dante, do ponto de vista da semiótica da cultura. O texto de Dante esteve no centro das atenções do fundador da escola semiótica de Tartu-Moscou, Iúri Mikháilovitch Lótman, que dedicou a ele um dos capítulos do livro Dentro dos mundos pensantes. Lótman analisa a estrutura de A divina comédia antes de tudo como espaço simbólico em que Natureza e Universo são textos semióticos, cujos sentidos podem ser decifrados. Toda a obra de Dante está organizada ao redor do eixo semântico “Alto-Baixo”, e o movimento do autor no texto é sempre de descida ou subida. A análise de Lótman é feita no contexto das conquistas da semiótica europeia do final do século XX e início do século XXI, isto é, a orientação “Semiótica das paixões” de Greimas e Fontanillee a “semiótica do corpo” de Castellana.

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Biografia do Autor

  • Inna Merkoulova, Universidade Estatal Acadêmica de Ciências Humanas

    Universidade Acadêmica Estatal de Ciências Humanas, Centro Internacional de Semiótica e Diálogo de Culturas, Moscou.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Merkoulova, I. (2022). Юрий Лотман и символы Данте Алигьери / Iúri Lótman e os símbolos de Dante Alighieri. RUS (São Paulo), 13(23). https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.202444