A Metaficção nos Romances Os Irmãos Karamázov, de Dostoiévski, Ulysses, de James Joyce, e Guerra e Paz, de Tolstói

Autores

  • Cícero Manzan Corsi Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2014.88703

Palavras-chave:

Narrativa, Metaficção, Romance

Resumo

Este artigo apresenta uma breve análise sobre os aspectos metaficcionais presentes em três grandes romances da literatura universal: Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski, Ulysses, de James Joyce, e Guerra e Paz, de Leon Tolstói. Para realizar tal análise, utilizamos como principais fundamentos teóricos Narcisistic Narrative: The Metafictional Paradox, de Linda Hutcheon, e Metafiction, de Patrícia Waugh. O estudo apresentado consiste em destacar alguns dos elementos metaficcionais dos romances e analisá-los a partir da teoria. Nesse sentido, foram analisados principalmente o narrador da obra de Dostoiévski, a paródia no Ulysses de Joyce e a discussão apresentada por Tolstói no que diz respeito à relação entre a narrativa e a história.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cícero Manzan Corsi, Universidade Federal de Goiás
    Cícero Manzan Corsi é graduado em Filosofia e em Letras (Português) pela PUC de Goiás, especialista em História Cultural pela mesma instituição e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2014-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Corsi, C. M. (2014). A Metaficção nos Romances Os Irmãos Karamázov, de Dostoiévski, Ulysses, de James Joyce, e Guerra e Paz, de Tolstói. RUS (São Paulo), 3(3), 70-84. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2014.88703