Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200888

Palavras-chave:

Educação Física, Saúde, Pandemia, Ensino, Multiculturalismo

Resumo

Este relato de experiência descreve e analisa o projeto de ensino “O que podem os corpos em tempos de pandemia?” desenvolvido com turmas do 1o ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Eventos, do Instituto Federal de Mato Grosso no âmbito da disciplina Educação Física, durante a pandemia da covid-19. A proposta de ensino foi baseada nos estudos culturais e no multiculturalismo, abordando os seguintes temas: conceitos de saúde; dicas para manter a saúde física e mental durante a pandemia; vulnerabilidades de indígenas, negros, mulheres e população LGBTQIA+ na pandemia e imagem corporal. Este projeto abordou temas sociais relevantes, promoveu uma maior utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, bem como estimulou a produção cultural dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Marcos Godoi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Departamento das Áreas de Base Comum (DABC). Cuiabá, MT, Brasil.

  • Fabiula Isoton Novelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Departamento das Áreas de Base Comum (DABC). Cuiabá, MT, Brasil.

  • Larissa Beraldo Kawashima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Departamento das Áreas de Base Comum (DABC). Cuiabá, MT, Brasil.

Publicado

2021-06-02

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Godoi, M., Novelli, F. I., & Kawashima, L. B. (2021). Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio. Saúde E Sociedade, 30(3). https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200888