Médicos estrangeiros no Brasil: a arte do saber olhar, escutar e tocar

Autores/as

  • João Bosco Feitosa dos Santos Universidade Estadual do Ceará; Programa de Pós-Graduação de Sociologia
  • Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel Universidade de Fortaleza; Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Maria das Graças Guerra Lessa Universidade Estadual do Ceará; Observatório de Recursos Humanos em Saúde
  • Ana Laís Lima Nunes Maia Universidade Estadual do Ceará; Programa de Pós-Graduação de Sociologia
  • Emanoella Pessoa Angelim Guimarães Universidade Estadual do Ceará; Programa de Pós-Graduação de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0104-12902016163364

Resumen

O programa Mais Médicos (PMM) faz parte de um amplo pacto de melhoria do SUS e pretende suprir a carência e diminuir a má distribuição de médicos entre as regiões do Brasil, fortalecer a atenção básica, aprimorar a formação médica e a política de educação permanente e promover a troca de experiências entre estrangeiros e brasileiros. Este artigo objetiva refletir sobre as peculiaridades do atendimento de médicos brasileiros e estrangeiros da primeira turma do PMM no Ceará. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, tendo como procedimentos: a observação direta dos equipamentos de saúde de doze municípios e entrevistas semiestruturadas com gestores (doze) e usuários (32) desses mesmos municípios que avaliaram o atendimento dos profissionais médicos. A cultura da prevenção e humanização no atendimento dos médicos estrangeiros é predominante, dentre os quais os cubanos são avaliados positivamente por usuários e gestores pela capacidade de ver, ouvir e tocar os pacientes. Esse comportamento mostra a necessidade de fortalecer a cultura do cuidado mais humanizado entre os médicos brasileiros.

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Publicado

2016-12-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Santos, J. B. F. dos, Maciel, R. H. M. de O., Lessa, M. das G. G., Maia, A. L. L. N., & Guimarães, E. P. A. (2016). Médicos estrangeiros no Brasil: a arte do saber olhar, escutar e tocar . Saúde E Sociedade, 25(4), 1003-1016. https://doi.org/10.1590/s0104-12902016163364