Encontros com a diferença na formação de profissionais de saúde
juventudes, sexualidades e gêneros na escola
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0104-12902018170274Palabras clave:
Juventude, Sexualidade, Gênero, Escola, Marcadores Sociais da DiferençaResumen
O artigo discute a forma como gênero e sexualidades são significados por jovens secundaristas, com base nas reflexões advindas do projeto de extensão universitária Juventudes e funk na Baixada Santista: territórios, redes, saúde e educação, desenvolvido em parceria com duas escolas públicas de Santos. O projeto tem como principal estratégia as Oficinas da Diferença, que partem do binômio teoria-prática na formação interdisciplinar de estudantes de psicologia, serviço social, terapia ocupacional e educação física, e da noção de marcadores sociais da diferença. Essas oficinas são concebidas como encontros voltados a disparar reflexões que expressem a multiplicidade de experiências juvenis – o reconhecimento de jovens como sujeitos sociais, o modo como encaram o exercício da sexualidade, performances de gênero, estilos de vida e concepções de mundo. O método demonstra-se potente tanto na ação com jovens como na formação de profissionais comprometidos/ as com a promoção de uma convivência equânime e com o respeito às diferenças constitutivas dos sujeitos.