Sentidos atribuídos por jovens escolares LGBT à afetividade e à vivência da sexualidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902021190351

Palabras clave:

Sexualidade, Direitos Humanos

Resumen

Este artigo é um estudo sobre narrativas de jovens escolares autoidentificadas como parte de segmentos sociais de lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans (LGBT), que atuaram como protagonistas em projetos de promoção da saúde e defesa dos direitos humanos em contextos escolares. O estudo utilizou estratégias metodológicas de natureza qualitativa, tais como o registro da história de vida e entrevistas em profundidade, visando compreender os significados atribuídos às ações desenvolvidas nos projetos e aspectos das experiências vividas. Participaram do estudo uma mulher trans, um homem cis gay e uma mulher cis lésbica, que durante três meses e em diversos cenários dialogaram nas entrevistas. Este artigo contempla quatro categorias centrais identificadas nas narrativas: identidades e diversidade, mapa das violências, vivências afetivo-sexuais de jovens escolares LGBT e promoção da saúde de jovens LGBT no cenário escolar. As violências descritas abrangem aspectos físicos, psicológicos, sexuais, negligência e abandono. A discriminação na família e na escola surgiu como marca de sofrimento. Conclui-se que os projetos de educação em sexualidade e direitos humanos em âmbito escolar podem ser considerados oportunidade de conhecimento e troca entre pares e facilitadores de uma vivência mais humana e protetora da afetividade e da sexualidade de jovens LGBT. Para o processamento e classificação das narrativas foi utilizado o software Atlas Ti, versão 8.

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Biografía del autor/a

  • Sandra Freitas, Universidade de Brasília

    Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências de Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.

  • Ximena Pamela Díaz Bermúdez, Universidade de Brasília

    Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências de Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.

  • Edgar Mérchan-Hamann, Universidade de Brasília

    Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências de Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil.

Publicado

2021-06-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Freitas, S., Bermúdez, X. P. D., & Mérchan-Hamann, E. (2021). Sentidos atribuídos por jovens escolares LGBT à afetividade e à vivência da sexualidade. Saúde E Sociedade, 30(2). https://doi.org/10.1590/S0104-12902021190351