Atividades escolares presenciais na sindemia de covid-19: razões para comemorar?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210367

Palabras clave:

Educação, Covid-19, Desigualdades sociais, Sindemia

Resumen

Sindemia é o termo utilizado para designar como interações biológicas e sociais influenciam no comportamento de uma determinada doença. A retomada das atividades escolares presenciais em meio à sindemia de covid-19 suscita controvérsias. Os defensores alegam que o retorno presencial mitigaria vulnerabilidades sociais, sanitárias e educacionais, enquanto os críticos afirmam que tal decisão contribuiria para a disseminação do vírus. O presente estudo analisa a dinâmica das internações e mortes por covid-19 entre estudantes da educação básica mediante a retomada das atividades escolares presenciais no município de São Paulo. Ademais, procura desvelar se a incidência de infecção por Sars-Cov-2 entre profissionais da educação teria relação com a qualidade socioterritorial que circunscreve as unidades de ensino básico (UE). As análises foram realizadas utilizando base de dados de instituições públicas paulistas. A retomada das atividades presenciais coincidiu com o aumento de internações e óbitos por covid-19 entre estudantes. O pico ocorreu 15 dias após o início das aulas. As UE inseridas em territórios com menores índices de desenvolvimento humano (IDH) registraram as maiores taxas de infecção por Sars-Cov-2. Retomar as aulas presenciais sem diminuir os riscos de contaminação parece ameaçar principalmente os indivíduos de territórios vulneráveis.

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Biografía del autor/a

  • Eduardo Rumenig, Universidade de São Paulo

    Faculdade de Filosofia, Letras e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
    Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP, Brasil.
    Cebrap, São Paulo, SP, Brasil.

     

     

Publicado

2022-01-18

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Rumenig, E. (2022). Atividades escolares presenciais na sindemia de covid-19: razões para comemorar?. Saúde E Sociedade, 31(1), e210367. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210367