Dinâmica entre potenciais de fortalecimento e desgaste na vida de jovens da escola pública: pesquisa-ação com oficinas emancipatórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210354en

Palavras-chave:

Juventude, Saúde coletiva, Reprodução social, Pesquisa ação

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a dinâmica entre os potenciais de fortalecimento e desgaste inerentes às condições de reprodução social de jovens escolares. Com base no Materialismo Histórico-Dialético, em particular, na Teoria da Determinação Social da Saúde, a análise considerou as dimensões universal, particular e singular da totalidade social. Trata-se de pesquisa-ação, desenvolvida em 13 oficinas emancipatórias, durante um período de cinco meses, com 12 alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Paulo, Brasil. As condições de reprodução social expuseram as configurações familiares dos participantes, que sofrem com a precarização do trabalho e o desemprego, a ausência ou inconsistência de apoio paterno e o precário processo de ressocialização e sociabilidade. Os jovens discutiram as inseguranças e dificuldades que enfrentam nos territórios onde vivem, os conflitos familiares, as repercussões das pressões sociais para enfrentar o futuro, o lugar da escola e da família em suas vidas, além de dúvidas sobre sexualidade e uso de drogas. A pesquisa-ação emancipatória permitiu aos participantes irem além da aparência, e revelou a essência da realidade dos jovens, mostrando que a perspectiva da emancipação está pautada no entendimento das dimensões singular, particular e universal das relações sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sheila Aparecida Lachtim, Universidade Federal de Minas Gerais

    Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Carla Andrea Trapé, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil.

  • Heitor Martins Pasquim, Universidade Federal de Goiás

    Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação Física e Dança. Goiás, GO, Brasil.

  • Cássia Baldini Soares, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-08

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Lachtim, S. A., Trapé, C. A., Pasquim, H. M., & Soares, C. B. (2022). Dinâmica entre potenciais de fortalecimento e desgaste na vida de jovens da escola pública: pesquisa-ação com oficinas emancipatórias. Saúde E Sociedade, 31(2), e210354en. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210354en