Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200878pt

Palabras clave:

Programa Mais Médicos, Educação médica, Faculdades de medicina

Resumen

O Programa Mais Médicos (PMM), lançado em 2013, objetivou combater a má distribuição médica no Brasil. Para tanto, uma das estratégias adotadas foi a reordenação da oferta de cursos de medicina. Com base nisso, este estudo pretendeu investigar o impacto do PMM na abertura de novos cursos de medicina no Brasil, identificando aqueles abertos em decorrência da lei. Com a realização de uma pesquisa documental nas bases de dados do Ministério da Educação, verificou-se a abertura de 135 desses cursos entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2022, sendo 68 abertos em decorrência do PMM, a maioria na rede privada (79%). A preferência pela abertura desses novos cursos na região Sudeste (35%) pode estar relacionada à sua maior estrutura, o que facilitaria a instalação e o estabelecimento de parcerias com organizações hospitalares para o ensino prático exigido. Também se notou uma expansão dos cursos privados nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, e dos cursos públicos nas regiões Centro-Oeste e Norte. Entretanto, a análise regional detalhada mostrou que a política pública tem fracassado em combater a má distribuição de médicos por meio da abertura dos novos cursos, pois priorizou estados que já possuíam consideráveis indicadores de força de trabalho.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Maso Nassar, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

  • João Luiz Passador, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

  • Gerson Alves Pereira Júnior, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Bauru, SP, Brasil.

Publicado

2023-01-16

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Nassar, L. M., Passador, J. L., & Pereira Júnior, G. A. (2023). Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos. Saúde E Sociedade, 31(4), e200878pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200878pt