Tecer outro Cesto de Conhecimentos? Pesquisa colaborativa e remota na pandemia de covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022220452pt

Palabras clave:

Saúde indígena, Amazônia, Antropologia, Gênero, Etnografia online

Resumen

A partir da experiência do projeto Respostas Indígenas à COVID-19 no Brasil: arranjos sociais e saúde global (PARI-c), na região do Alto Rio Negro (AM), buscamos refletir neste artigo sobre as possibilidades e implicações da produção colaborativa de conhecimento com pesquisadoras indígenas, levando em consideração a emergência sanitária, as imobilidades territoriais, as desigualdades sociais e as diferenças epistemológicas e de políticas ontológicas. A partir da ideia de Cestos de conhecimento, pensamos as formas e possibilidades dessa colaboração, à luz de discussões contemporâneas sobre processos de “descolonização” da saúde pública (global, planetária) e do conhecimento em saúde. A base empírica para este artigo é uma descrição da experiência metodológica, de produção de conhecimento, focada em duas faces: o campo e a escrita. Esse material nos permite tecer algumas considerações em torno da relevância e do sentido de formas de geração de “saberes híbridos”, para lidar com contextos de crises globais ou sindemias. Estas formas, como veremos, atravessam o realinhamento das alianças e têm na escrita de mulheres um lugar especial de atenção.

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Biografía del autor/a

  • José Miguel Nieto Olivar, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade. São Paulo, SP, Brasil.

  • Elizângela Costa, Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro

    Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro. São Gabriel da Cachoeira, AM, Brasil.

  • Dulce Meire Morais, Instituto Socioambiental

    Instituto Socioambiental. Programa Rio Negro. São Gabriel da Cachoeira, AM, Brasil.

  • Francienia Bitencourt Fontes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Bruno Marques, Museu Paraense Emílio Goeldi

    Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém, PA, Brasil.

Publicado

2023-01-18

Número

Sección

Dossie

Cómo citar

Olivar, J. M. N., Costa, E., Morais, D. M., Fontes, F. B., & Marques, B. (2023). Tecer outro Cesto de Conhecimentos? Pesquisa colaborativa e remota na pandemia de covid-19. Saúde E Sociedade, 31(4), e220452pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022220452pt