Avaliação da qualidade da atenção básica em 37 municípios do centro-oeste paulista: características da organização da assistência

Autores/as

  • Elen Rose L. Castanheira UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Ivete Dalben UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Margareth A. Santini de Almeida UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Rodolfo Franco Puttini UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Karina Pavão Patrício UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Dinair Ferreira Machado UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Antonio Luis Caldas Júnior UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Maria Inês Battistella Nemes USP; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000600014

Palabras clave:

Atenção primária, Avaliação, Qualidade de serviços de saúde

Resumen

No Estado de São Paulo, existe uma rede extensiva de serviços de Atenção Básica (AB) com perfil organizacional heterogêneo e pouco conhecido. Este estudo objetiva caracterizar a organização dos serviços de AB em 37 municípios do Centro-oeste paulista, como primeira etapa de um projeto de avaliação da qualidade desses serviços. Trata-se de um estudo transversal conduzido mediante questionário estruturado, autorrespondido pelos gerentes e equipes locais, com questões que abordam características institucionais e de organização e gerência do trabalho. Esses questionários foram enviados para 131 UBS, distribuídas em 37 municípios. Obteve-se resposta de 113 unidades (87%) localizadas em 32 municípios (86,4%). Do total de unidades, 57 (50%) são UBS tradicionais, 26 (22,8%), Unidades de Saúde da Família, e 31, (27,2%) organizadas segundo formas mistas. A maioria dos serviços (62%, 70/113) não trabalha com área de abrangência delimitada de modo planejado. Os serviços se polarizam entre aqueles que realizam entre 70 e 100% de consultas médicas agendadas (37,6%, 41/109), e aqueles que realizam entre 70 e 100% de não agendadas (39,4%, 43/109). Não possuem conselhos locais organizados 65 unidades (63,7%, 65/102). Os dados coletados permitem discutir as características dos principais programas, procedimentos e ações realizados pelos serviços. Os perfis organizacionais predominantes apontam a presença de deficiências de estrutura e processo em relação às diretrizes do SUS. O desenvolvimento de instrumentos de autoavaliação permite que as equipes se apropriem, de forma crítica, de seu trabalho, e possam elaborar novos arranjos tecnológicos para melhoria da qualidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2009-06-01

Número

Sección

Part III - Awared Works of the 10th São Paulo's Public Health Congress - Research Reports

Cómo citar

Castanheira, E. R. L., Dalben, I., Almeida, M. A. S. de, Puttini, R. F., Patrício, K. P., Machado, D. F., Caldas Júnior, A. L., & Nemes, M. I. B. (2009). Avaliação da qualidade da atenção básica em 37 municípios do centro-oeste paulista: características da organização da assistência . Saúde E Sociedade, 18(supl.2), 84-88. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000600014