Representações sobre segurança alimentar e nutricional nos discursos de um Conselho de Alimentação Escolar

Autores

  • Luciara Souza Gallina Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Patrícia Stubinski Munaro Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Viviane Santolin Henrique de Oliveira Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100010

Palavras-chave:

Controles Formais da Sociedade, Participação Comunitária, Nutrição em Saúde Pública, Promoção da Saúde, Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação

Resumo

Este trabalho objetiva conhecer as representações sobre segurança alimentar e nutricional dos membros do Conselho de Alimentação Escolar de um município do oeste catarinense. O conceito de segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma das mais importantes estratégias adotadas pelo Governo Federal com vistas à melhoria das condições de segurança alimentar e nutricional da população escolar. Os Conselhos de Alimentação Escolar são estruturas flexíveis de gestão dessa política pública, pela via do controle social. Este se trata de um estudo transversal qualitativo, que adota o referencial teórico-metodológico da análise de conteúdo e da teoria das representações sociais. São entrevistados todos os membros do conselho municipal de alimentação escolar (n=14). As falas são agrupadas em categorias, sendo as mais citadas: higiene (n=12), qualidade nutricional (n=8), aceitabilidade (n=4) e acesso regular (n=3). As categorias sustentabilidade e direito à alimentação não são citadas. A configuração do conselho sugere pouca representatividade. Os resultados indicam a necessidade de qualificação dos conselhos no sentido da construção de uma participação social comprometida e de uma compreensão ampliada sobre segurança alimentar e nutricional, de forma a contribuir para o exercício de um controle social efetivo e sintonizado com a política de alimentação escolar.

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Publicado

2012-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gallina, L. S., Teo, C. R. P. A., Munaro, P. S., & Oliveira, V. S. H. de. (2012). Representações sobre segurança alimentar e nutricional nos discursos de um Conselho de Alimentação Escolar . Saúde E Sociedade, 21(1), 89-102. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100010