Comunicação, tecnologia e envelhecimento: idosos, grupos de terceira idade e processo de interação na era da informação

Autores/as

  • Adriano Pasqualotti CNPq; Research Group Vivencer
  • Dante Augusto Couto Barone Federal University of Rio Grande do Sul; Department of Applied Informatics; Informatics Institute
  • Johannes Doll Federal University of Rio Grande do Sul; Department of Teaching and Curriculum; School of Education

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000200016

Palabras clave:

Aprendizagem de adultos, Projetos interdisciplinares, Comunicação mediada por computador, Ambientes interativos de aprendizagem, Navegação

Resumen

Um ambiente computacional mudará a natureza da atividade interacionista se contemplar as mudanças que estão ocorrendo nos métodos de comunicação, pois deve favorecer o trabalho cooperativo. Para desenvolver ferramentas que viabilizem a construção do conhecimento por meio da interação é preciso conhecer os aspectos biopsicossociais e entender o potencial libertador dos processos comunicativos que se estabelecem quando os sujeitos interagem mediados pela tecnologia. Partindo de uma concepção sócio-histórica de interação social, procuramos preencher um espaço de pesquisa em relação à ação comunicativa e à significação das representações sociais sobre as tecnologias de comunicação e informação. Analisamos a tríade comunicação, tecnologia e envelhecimento, objetos de natureza distinta que advêm quando se ponderam questões que envolvem pessoas idosas num contexto biopsicossocial. Buscamos conhecer as representações simbólicas em relação às tecnologias e analisar os sentimentos desencadeados e o significado das experiências vividas com o uso desses dispositivos. Analisamos os processos de apropriação e significação das tecnologias com um grupo de idosos matriculados em oficias de informática do município de Passo Fundo - RS. A pesquisa é um estudo transversal de cunho analítico e populacional. Para analisar os dados utilizamos análise de variância, teste qui-quadrado, análise fatorial e análise de conglomerado em um nível de significância de 5% (p ≤ 0,05). Os resultados revelam que os idosos participam das oficinas com a finalidade de maximizar os processos de convívio, resultado que ratifica a importância dos programas de educação permanentes oferecidos pelas universidades abertas.

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Publicado

2012-06-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Pasqualotti, A., Barone, D. A. C., & Doll, J. (2012). Comunicação, tecnologia e envelhecimento: idosos, grupos de terceira idade e processo de interação na era da informação. Saúde E Sociedade, 21(2), 435-445. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000200016