Investigação e controle de epidemia de escabiose: uma experiência educativa em aldeia indígena

Autores/as

  • Sonia Maria Lofredo FUNAI; Departamento de Saúde
  • Cândida Bernadete de Oliveira FUNAI; Departamento de Saúde
  • Douglas Rodrigues UNIFESP; Projeto Xingu da Unidade de Saúde e Meio Ambiente
  • Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira USP; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública
  • Solange Miki Maeda USP; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902001000100006

Palabras clave:

índios, epidemia, escabiose, agente comunitário de saúde, promoção da saúde, educação em saúde

Resumen

Este trabalho refere-se ao controle de uma epidemia de escabiose em aldeia da tribo Panará, localizada no Xingu, Estado do Mato Grosso, Brasil. Descreve as dificuldades encontradas, decorrentes das diferenças culturais entre os investigadores e a população, o processo de conscientização do problema e a participação de toda comunidade no controle da epidemia de escabiose. Relata estratégias de cunho educativo utilizadas e as dificuldades encontradas para conseguir a adesão da comunidade às ações terapêuticas, essenciais ao controle e eliminação da epidemia. Essas estratégias, alicerçadas no ideário da educação em saúde e de respeito aos conhecimentos, valores e necessidades do grupo, previam a participação da comunidade como elemento essencial à consecução dos objetivos dos profissionais de saúde. Elas determinaram o redirecionamento do plano de ação inicial que, por meio de ações conjuntas dos profissionais de saúde, lideranças locais e população alvo, permitiu investigar e controlar a situação inicialmente encontrada.

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Publicado

2001-07-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Lofredo, S. M., Oliveira, C. B. de, Rodrigues, D., Pereira, I. M. T. B., & Maeda, S. M. (2001). Investigação e controle de epidemia de escabiose: uma experiência educativa em aldeia indígena . Saúde E Sociedade, 10(1), 65-86. https://doi.org/10.1590/S0104-12902001000100006