O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia

Autores/as

  • Helen Cristina Lazzarin UEL; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Saúde Coletiva
  • Luiza Nakama UEL; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil
  • Luiz Cordoni Júnior UEL; Centro de Ciências da Saúde; Departamento de Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902007000100009

Palabras clave:

Educação em odontologia^i1^sméto, Docentes de odontologia, Educação superior, Estudantes de odontologia, Currículo

Resumen

É necessário que a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino superior seja revista em decorrência das demandas da sociedade e da implantação das diretrizes curriculares nacionais. Neste contexto, analisamos a percepção de alunos do curso de graduação em odontologia da Universidade Estadual de Londrina a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa. A geração de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. O estudo revelou que o professor tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O ensino de graduação em odontologia pode ser compreendido como um sistema formador de profissionais para o mercado de trabalho; as estratégias de ensino-aprendizagem baseiam-se em exposições orais, e o método de avaliação consta de provas tradicionais teóricas e práticas. Podemos concluir, portanto, que há uma necessidade de mudanças na graduação do cirurgião-dentista para que seja possível formar os profissionais de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva.

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Publicado

2007-04-01

Número

Sección

Part I - Articles

Cómo citar

Lazzarin, H. C., Nakama, L., & Cordoni Júnior, L. (2007). O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia . Saúde E Sociedade, 16(1), 90-101. https://doi.org/10.1590/S0104-12902007000100009