A comunicação na abordagem preventiva do câncer do colo do útero: importância das influências histórico-culturais e da sexualidade feminina na adesão às campanhas

Autores/as

  • Luciana Maria Britto da Cruz Universidade Federal do Espírito Santo; Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Regina Pimentel Loureiro Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902008000200012

Palabras clave:

Câncer de colo uterino, Campanha de prevenção, Sexualidade, Influência histórico-cultural

Resumen

Considerando que o câncer cérvico-uterino ainda se apresenta como problema de saúde pública no Brasil e que os programas governamentais de prevenção existentes para esse câncer não alcançaram a meta estimada, visto que a cobertura e o número de atendimentos nas campanhas não atingiram um quarto do estimado na primeira campanha; e, na segunda, o alcance foi inferior à primeira, este artigo se propôs a levantar questões referentes a não adesão de muitas mulheres às campanhas. Para isso, foram ressaltadas a relevância epidemiológica para a abordagem do tema; a importância do corpo para a mulher; e as influências histórico-culturais no comportamento preventivo das mulheres. Dessa forma, foi realizado um estudo teórico descritivo, usando como fonte principal de informações dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e como fonte de apoio livros, artigos científicos, periódicos e dissertações que abordam a temática proposta. A fim de discutir possibilidades estratégicas que possam ser eficazes para uma maior adesão feminina às campanhas preventivas, foi considerada a importância da forma de abordagem dos profissionais de saúde, salientando para que atuem correspondendo aos valores culturais apresentados pelas mulheres. Além disso, ressaltou-se a linguagem utilizada nas campanhas de prevenção do câncer do colo do útero, atentando para o fato de que conceitos transmitidos podem endossar valores culturais de abordagem do feminino que dificultam a identificação e a adesão de muitas mulheres.

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Publicado

2008-06-01

Número

Sección

Part I - Thematic Articles - Gender, Body and Knowledge

Cómo citar

Cruz, L. M. B. da, & Loureiro, R. P. (2008). A comunicação na abordagem preventiva do câncer do colo do útero: importância das influências histórico-culturais e da sexualidade feminina na adesão às campanhas . Saúde E Sociedade, 17(2), 120-131. https://doi.org/10.1590/S0104-12902008000200012