Testemunhos durante a pandemia: reflexões psicanalíticas sobre trauma, Estado, economia e morte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200435

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Coronavírus, Psicanálise, Teoria Social

Resumo

Este trabalho propõe-se a refletir sobre a experiência do sujeito perante a pandemia de covid-19 por meio de uma perspectiva psicanalítica. O material analisado discursivamente foi constituído por testemunhos de estudantes de graduação em psicologia publicados em um espaço virtual durante o período de distanciamento social. Os processos de subjetivação destacados em nossa análise foram discutidos em quatro núcleos temáticos: enfrentar o potencial traumático: poder testemunhar a queda do Outro; o (des)amparo dos sujeitos por parte do Estado: a potencialização do sofrimento psíquico; o imperativo superegoico da produção capitalista e os vestígios produtivos da improdutividade; (im)possibilidades do luto: transformações da nossa atitude diante da morte. Ao fim, buscamos evidenciar criticamente o aspecto destrutivo e autoritário da gestão estatal dos afetos sobre os sujeitos e a potência transformativa (analítica e política) das experiências da improdutividade, da indeterminação e do desamparo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Alberto de Souza Junior, Centro Universitário de Brasília

    Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Departamento de Psicologia. Brasília, DF, Brasil.

  • Guilherme Freitas Henderson, Centro Universitário de Brasília

    Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Departamento de Psicologia. Brasília, DF, Brasil.

Publicado

2021-06-02

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Souza Junior, L. A. de, & Henderson, G. F. (2021). Testemunhos durante a pandemia: reflexões psicanalíticas sobre trauma, Estado, economia e morte. Saúde E Sociedade, 30(3). https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200435