Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200878pt

Mots-clés :

Programa Mais Médicos, Educação médica, Faculdades de medicina

Résumé

O Programa Mais Médicos (PMM), lançado em 2013, objetivou combater a má distribuição médica no Brasil. Para tanto, uma das estratégias adotadas foi a reordenação da oferta de cursos de medicina. Com base nisso, este estudo pretendeu investigar o impacto do PMM na abertura de novos cursos de medicina no Brasil, identificando aqueles abertos em decorrência da lei. Com a realização de uma pesquisa documental nas bases de dados do Ministério da Educação, verificou-se a abertura de 135 desses cursos entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2022, sendo 68 abertos em decorrência do PMM, a maioria na rede privada (79%). A preferência pela abertura desses novos cursos na região Sudeste (35%) pode estar relacionada à sua maior estrutura, o que facilitaria a instalação e o estabelecimento de parcerias com organizações hospitalares para o ensino prático exigido. Também se notou uma expansão dos cursos privados nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, e dos cursos públicos nas regiões Centro-Oeste e Norte. Entretanto, a análise regional detalhada mostrou que a política pública tem fracassado em combater a má distribuição de médicos por meio da abertura dos novos cursos, pois priorizou estados que já possuíam consideráveis indicadores de força de trabalho.

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Biographies de l'auteur

  • Leonardo Maso Nassar, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

  • João Luiz Passador, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

  • Gerson Alves Pereira Júnior, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Bauru, SP, Brasil.

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Publiée

2023-01-16

Numéro

Rubrique

Original research articles

Comment citer

Nassar, L. M., Passador, J. L., & Pereira Júnior, G. A. (2023). Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos. Saúde E Sociedade, 31(4), e200878pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200878pt