Formação de trabalhadores e pesquisa na construção do movimento de ação solidária de luta pela saúde: o caso da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto do Rio de Janeiro (ABREA/RJ)

Auteurs

  • Vanda D'Acri Fiocruz; ENSP; Cesteh
  • Kátia Reis de Souza Fiocruz; ENSP; Cesteh
  • Maria Blandina Marques dos Santos Fiocruz; ENSP; Cesteh
  • Hermano Albuquerque de Castro Fiocruz; ENSP; Cesteh

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000100015

Mots-clés :

Saúde do trabalhador, Amianto, Luta pela saúde, Grupos de ação solidária, Educação em saúde

Résumé

Neste artigo, analisamos o movimento de um grupo de Ação Solidária denominado Associação Brasileira de Expostos ao Amianto do Rio de Janeiro (ABREA/RJ). Privilegiamos a fala e o ponto de vista dos próprios trabalhadores sobre o movimento, com base no enfoque dos estudos qualitativos e da investigação participativa. Sob a égide do método da educação popular, realizamos reuniões de grupo pautadas na colaboração entre trabalhadores e pesquisadores, o que se mostrou uma estratégia pedagógica facilitadora da reconstrução dos vínculos de solidariedade e da promoção da saúde. Desenvolvemos o argumento de que as práticas de educação em saúde, relativas ao mundo do trabalho, exigem socialização das informações e do conhecimento científico, aliadas a uma ação política integrada que potencialize transformações a favor de uma cidadania plena no trabalho. Outrossim, sustentamos o caráter imprescindível de alguns elementos para a concretização, a contento, de uma práxis educativa em saúde dos trabalhadores, a saber: participação, diálogo, solidariedade e aliança entre trabalhadores e pesquisadores. Por fim, enfatizamos o valor das redes - nas esferas nacional e internacional - de apoio aos trabalhadores no fortalecimento do movimento de banimento do amianto, como também o fato de o próprio trabalho ser um importante ativador da organização de luta pela saúde.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2009-03-01

Numéro

Rubrique

Report on an Experience

Comment citer

D'Acri, V., Souza, K. R. de, Santos, M. B. M. dos, & Castro, H. A. de. (2009). Formação de trabalhadores e pesquisa na construção do movimento de ação solidária de luta pela saúde: o caso da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto do Rio de Janeiro (ABREA/RJ) . Saúde E Sociedade, 18(1), 154-163. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000100015