Assistência integral à saúde da criança no Brasil: implicações para o ensino e a prática da enfermagem pediátrica
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0104-12901997000100004Mots-clés :
saúde integral, criança, adolescente, assistênciaRésumé
Neste artigo, as autoras discutem o significado que vem sendo atribuído ao termo assistência integral a saúde da criança e do adolescente, apontando suas várias interpretações em busca de superar a fragmentação da assistência. Inicialmente, apresentam as articulações entre o movimento de proteção à criança e a sociedade em geral, em seguida, as diretrizes políticas da assistência à criança e ao adolescente no Brasil contemporâneo. Na segunda parte, discutem as estratégias da enfermagem para apreender a criança em seus aspectos biológicos, em sua subjetividade e em sua dimensão social. Concluem que as necessidades atuais de assistência à criança hospitalizada convergem para: - a apreensão da criança em seus aspectos orgânicos e em sua subjetividade;- o envolvimento dos pais e da família no processo de promoção, prevenção, diagnóstico, terapêutica, e de reabilitação; - organização do trabalho em equipes multidisciplinares e multiprofissionais; - compreensão das instituições de saúde como espaços de produção de serviços onde se estabelecem relações sociais complexas. Portanto, a assistência integral não pode ser tomada de uma forma idealizada, no plano teórico, como uma mistura de referenciais teóricos que vão desde a ecologia até biologia molecular. Ela implica em um árduo trabalho de construção concreta e cotidiana de interação, com determinação política de implementar mudanças.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
1997-07-01
Numéro
Rubrique
Original research articles
Comment citer
Rocha, S. M. M., Lima, R. A. G. de, & Scochi, C. G. S. (1997). Assistência integral à saúde da criança no Brasil: implicações para o ensino e a prática da enfermagem pediátrica . Saúde E Sociedade, 6(1), 25-52. https://doi.org/10.1590/S0104-12901997000100004