A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde

Auteurs

  • Candice Boppré Besen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mônica de Souza Netto Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Estomatologia
  • Marco Aurélio Da Ros Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Saúde Pública
  • Fernanda Werner da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cleci Grandi da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Moacir Francisco Pires Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902007000100006

Mots-clés :

Saúde da Família, Educação em saúde, Recursos humanos em saúde

Résumé

Este estudo investigou se a proposta da Estratégia Saúde da Família (ESF) é objeto de discussão com a população na prática educativa dos profissionais nela inseridos e a compreensão sobre Educação em Saúde que eles possuem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas. Na análise de conteúdo, identificaram-se as categorias: Educação em Saúde; A Universidade não ensina e A ESF como objeto de educação em Saúde. Os resultados mostraram que a ESF não é objeto de educação; alguns profissionais desconhecem seus fundamentos e a maioria deles tem práticas educativas verticais e patologizantes, distanciando-se da proposta de Promoção da Saúde da ESF. Reflete-se acerca das concepções de Educação em Saúde que permeiam os discursos dos profissionais, assim como sobre sua participação na capacitação comunitária para a construção da autonomia, cidadania e controle sobre os determinantes de saúde na perspectiva da Promoção da Saúde. Aponta-se para a importância da Educação Permanente e a reestruturação da graduação, de modo a aproximar as práxis da Educação em Saúde com a realidade social.

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Publiée

2007-04-01

Numéro

Rubrique

Part I - Articles

Comment citer

Besen, C. B., Netto, M. de S., Da Ros, M. A., Silva, F. W. da, Silva, C. G. da, & Pires, M. F. (2007). A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde . Saúde E Sociedade, 16(1), 57-68. https://doi.org/10.1590/S0104-12902007000100006