Articulação prático-teórica e a produção de inovação no mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde

Autores

  • Flavia Liberman Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Saúde, Clínica e Instituições
  • Maria Fernanda Petroli Frutuoso Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Gestão e Cuidados em Saúde
  • Laura Camara Lima Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Saúde, Clínica e Instituições
  • Rosilda Mendes Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva
  • Ana Rojas Acosta Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902015000200025

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a experiência da disciplina de pós-graduação Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Práticas (GEPPRA) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde, da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, campus Baixada Santista, com foco na metodologia dos escribas, sua potência como método de ensino-aprendizagem e como fonte de reflexão. O corpus analisado foi de 14 registros elaborados por estudantes e docentes, e as etapas de análise foram: análise pragmática automática dos textos com auxílio do programa Alceste; análise de conteúdo dos trechos que continham as palavras-chave: Geppra (Geppra I, Geppra II), Escriba (escrito, escrever) e Trabalho (fazer, prática e reflexão) para identificar alguns sentidos atribuídos ao GEPPRA; a metodologia dos escribas; e efeitos da disciplina na prática profissional. Os resultados apontam que foi possível construir coletivamente uma nova textualidade em rede, a partir de uma experiência reflexiva, com troca, discussão e questionamento sobre as maneiras de lidar com situações desafiadoras no trabalho. Afirma-se a potência da ferramenta dos escribas e o seu uso em outros contextos de formação ou nos processos grupais, sejam acadêmicos e/ou clínicos.

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Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Parte II - Artigos

Como Citar

Liberman, F., Frutuoso, M. F. P., Lima, L. C., Mendes, R., & Acosta, A. R. (2015). Articulação prático-teórica e a produção de inovação no mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde . Saúde E Sociedade, 24(2), 716-729. https://doi.org/10.1590/S0104-12902015000200025