Representações sociais e educação terapêutica: questões teórico-práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902020190299

Palavras-chave:

Psicologia, Educação Terapêutica, Representações Sociais, Diabetes, Adolescentes

Resumo

Apresentamos a contribuição da psicologia social da saúde por meio da abordagem sociorrepresentacional para refletir acerca da educação terapêutica do(a) adolescente com diabetes mellitus tipo 1. O adoecimento crônico na adolescência coloca desafios específicos para o cuidado, o olhar psicossocial permite compreender a prática de avaliação e o fortalecimento das habilidades do paciente contextualizando a educação terapêutica enquanto conjunto de relações sociossimbólicas entre os atores da situação. Essa abordagem pode servir como uma ferramenta teórico-metodológica e prática para alcançar um diagnóstico psicossocial e um planejamento de intervenção. Um programa de três pesquisas realizadas na França com adolescentes diabéticos, suas famílias e profissionais ilustra questões e desafios contemporâneos no campo da educação terapêutica, centrando sua análise nos significados que os atores mobilizam para, assim, determinar estratégias de intervenção adaptadas às tensões psicossociais que possam surgir no cuidado. Ressaltamos a importância das dinâmicas socioidentitária e ideológica advindas do contexto social e cultural de referência dos atores engajados na educação terapêutica.

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Publicado

2020-09-07

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Apostolidis, T., Fonte, D., Aléssio, R. L. dos S., & Santos, M. de F. de S. (2020). Representações sociais e educação terapêutica: questões teórico-práticas. Saúde E Sociedade, 29(1), e190299. https://doi.org/10.1590/S0104-12902020190299