O papel da Santa Casa no sistema público de saúde brasileiro: o levantamento histórico de uma instituição filantrópica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200150

Palavras-chave:

Santas Casas, Sistema de Saúde, SUS

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a evolução da interação entre Santas Casas e o Sistema de Saúde Público brasileiro por meio do levantamento histórico da Santa Casa de Mogi Mirim. Os procedimentos metodológicos foram de abordagem qualitativa e basearam-se em uma coleta de dados por pesquisa documental do levantamento histórico da Santa Casa em questão e do histórico dos principais marcos do sistema de saúde brasileiro. Os dados obtidos foram analisados para identificar o nível de interação entre a Santa Casa e a assistência hospitalar do sistema de saúde em vigor. O resultado desta análise histórico-comparativa demonstrou a intensificação da relação entre a Santa Casa e o sistema público de saúde, partindo de uma interação nula no início do século XIX que se transforma em uma codependência cercada de disputas e com limites muitos tênues no início do século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Luiz Mendes Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.

  • Mário Sacomano Neto, Universidade Federal de São Carlos

    Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Departamento de Engenharia de Produção. São Carlos, SP, Brasil.

  • Júlio César Donadone, Universidade Federal de São Carlos

    Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Departamento de Engenharia de Produção. São Carlos, SP, Brasil.

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Oliveira, A. L. M. ., Sacomano Neto, M., & Donadone, J. C. . (2022). O papel da Santa Casa no sistema público de saúde brasileiro: o levantamento histórico de uma instituição filantrópica. Saúde E Sociedade, 31(1), e200150. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200150