Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200877

Palavras-chave:

Mães, Isolamento social, Educação a distância, Pandemia, covid-19

Resumo

A emergência da pandemia ocasionada pela covid-19 impôs modelos de cuidados preventivos, por meio de ações adotadas para evitar o agravamento da disseminação viral. Dentre essas medidas, o isolamento físico proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foi o que certamente trouxe maiores repercussões e ressignificações para as diferentes dimensões da vida social. Atividades habituais, como ir à escola passaram, a ser incorporadas ao ambiente domiciliar, reorganizando práticas tradicionais já estabelecidas socialmente. Este estudo qualitativo objetiva descrever as experiências das mães e identificar quais os principais desafios em relação ao acompanhamento das atividades escolares de seus filhos durante as aulas não presenciais. Para esta finalidade, foram realizadas entrevistas por meio telefônico. Os relatos foram divididos em três categorias temáticas a respeito do ensino remoto-domiciliar, na qual a primeira mostra as adaptações para o novo modelo de ensino, a segunda categoria abarca as diferentes experiências e a terceira aborda as dificuldades de acesso aos equipamentos e conexões. Por meio dos relatos, nota-se o quanto se torna complexa a experiência dessa modalidade de ensino quando associada à sobrecarga de afazeres domésticos e profissionais das participantes dentro de seus lares. Esta queixa é mais intensa entre as participantes que exercem profissão remunerada.

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Biografia do Autor

  • Denise Conceição Garcia Araujo, Universidade de Franca

    Universidade de Franca. Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde. Franca. SP, Brasil.

  • Letícia Natália de Oliveira, Universidade de Franca

    Universidade de Franca. Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde. Franca. SP, Brasil.

  • Regina Célia de Souza Beretta, Universidade de Franca

    Universidade de Franca. Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde. Franca. SP, Brasil.

  • Cléria Maria Lobo Bittar, Universidade Estadual Paulista

    Universidade Estadual Paulista. Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Franca. SP, Brasil.

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Araujo, D. C. G., Oliveira, L. N. de, Beretta, R. C. de S., & Bittar, C. M. . L. (2022). Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar?. Saúde E Sociedade, 31(1), e200877. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200877