Saúde mental, direitos humanos e sistema penal: reinventando a extensão em tempos pandêmicos desmedidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210391

Palavras-chave:

Saúde mental, Direitos humanos, Sistema penal, Medida de segurança, Periculosidade

Resumo

Partindo de uma problematização acerca da noção de periculosidade e do dispositivo da medida de segurança, este relato tem como objetivo trazer ao debate experiências de um programa de extensão pautado nas relações entre saúde mental, direitos humanos e sistema penal. Com a pandemia do novo coronavírus, as ações do programa foram reestruturadas e passaram a ter como foco a formação-intervenção de estudantes e profissionais. Com base na perspectiva metodológica da pesquisa-intervenção, a extensão promoveu um ciclo de diálogos com entrevistas de profissionais que trabalham o tema-foco do programa. Além disso, realizou a construção de um observatório, com um repositório on-line dispondo de materiais sobre o tema e ações do programa. Por fim, organizou um curso, na modalidade a distância, sobre saúde mental, direitos humanos e sistema penal. O fluxo de acessos aos conteúdos publicados e, principalmente, a quantidade de inscritos no curso, que atraiu profissionais e estudantes majoritariamente das áreas de direito, psicologia e serviço social, indicam o interesse e a pertinência de ações que visam a desinstitucionalização das medidas de segurança, um tema necessário para a sustentação do processo de reforma psiquiátrica e defesa dos direitos humanos no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional. Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Simone Mainieri Paulon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional. Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Dário Frederico Pasche, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e em Saúde Coletiva. Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Moysés da Fontoura Pinto Neto, Universidade Luterana do Brasil

    Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação. Canoas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Romanini, M., Paulon, S. M. ., Pasche, D. F. ., & Pinto Neto, M. da F. (2022). Saúde mental, direitos humanos e sistema penal: reinventando a extensão em tempos pandêmicos desmedidos. Saúde E Sociedade, 31(1), e210391. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210391