Problemas vocais no trabalho: prevenção na prática docente sob a óptica do professor

Autores

  • Karen Fontes Luchesi Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas
  • Lucia Figueiredo Mourão Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas
  • Satoshi Kitamura Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Medicina Preventiva e Social
  • Helenice Yemi Nakamura Universidade Estadual de Campinas; Faculdade Ciências Médicas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400011

Palavras-chave:

Docentes, Saúde do Trabalhador, Condições de Trabalho, Prevenção de Doenças, Distúrbios da Voz

Resumo

Dentre os trabalhadores, a categoria mais numerosa que faz uso profissional da voz é a dos professores. Este artigo teve por objetivo discutir, sob a óptica do professor, o uso da voz na prática docente e a prevenção de problemas vocais. Trata-se de um estudo de caso qualitativo-descritivo com 25 professores. Com base num roteiro semiestruturado foram realizadas entrevistas a fim de conhecer a relação dos sujeitos com suas vozes, a relação dos sujeitos com o trabalho docente e obter sugestões de ações preventivas. Os resultados indicaram que a alteração vocal era percebida, mas geralmente atribuída maior importância ao fato de fazer-se compreender e de exercer controle sobre os alunos em sala de aula. Os professores que ainda não tinham problemas vocais conheciam colegas que tinham, reconheciam o risco ao qual estavam expostos e, aparentemente, consideravam-no uma consequência natural e esperada da prática docente. Acreditavam que as intervenções com os alunos, o apoio da entidade empregadora, a presença de especialistas na escola e o trabalho com as necessidades específicas que enfrentam em sala de aula, poderiam ajudar a preservar suas vozes.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Parte I - Artigos

Como Citar

Luchesi, K. F., Mourão, L. F., Kitamura, S., & Nakamura, H. Y. (2009). Problemas vocais no trabalho: prevenção na prática docente sob a óptica do professor . Saúde E Sociedade, 18(4), 673-681. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400011