Conhecimentos e percepção de professores sobre maus-tratos em crianças e adolescentes

Autores

  • Ana Flávia Granville-Garcia Universidade Estadual da Paraíba; Departamento de Odontologia
  • Maria Gleice Carvalho de Souza Associação Caruaruense de Ensino Superior; Faculdade de Odontologia
  • Valdenice Aparecida de Menezes Associação Caruaruense de Ensino Superior; Faculdade de Odontologia
  • Roberta Granville de Barbosa Associação Caruaruense de Ensino Superior; Faculdade de Odontologia
  • Alessandro Leite Cavalcanti Universidade Estadual da Paraíba; Departamento de Odontologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000100013

Palavras-chave:

Escola, Maus-tratos infantis, Criança

Resumo

A violência praticada contra a criança e o adolescente permeia a nossa sociedade, fazendo-se presente em todas as camadas sociais. Os profissionais da educação desempenham importante papel na identificação e notificações de maus-tratos no ambiente escolar. Este estudo teve como objetivo verificar o conhecimento e a percepção dos professores de escolas públicas municipais de Caruaru (PE) sobre maus-tratos infantis. A amostra foi do tipo não-probabilística, sendo composta de 73 educadores. A técnica de pesquisa utilizada foi a observação direta extensiva e o instrumento consistiu um formulário específico. As variáveis estudadas foram: frequência de maus-tratos, sinais de violência, sexo e idade da vítima, atitude adotada, conhecimento dos professores sobre os órgãos de proteção, recebimento de informações sobre o tema e sua importância. De acordo com os educadores, a frequência de maus-tratos é baixa (16,4%), e o hematoma (44,8%), seguido das marcas de objetos e mãos (20%) são os sinais mais frequentes. A idade e o sexo mais citados foram, respectivamente, a escolar (64,4%) e o masculino (56,2%). Em 87,3% dos casos, os educadores citaram o Conselho Tutelar como órgão de proteção. Um elevado percentual de professores não tiveram contato com o assunto em pauta durante sua formação (60,3%). A maioria dos educadores demonstraram ter noção do assunto e todos afirmaram ser importante o conhecimento sobre o tema e gostariam de receber capacitação.

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Publicado

2009-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Granville-Garcia, A. F., Souza, M. G. C. de, Menezes, V. A. de, Barbosa, R. G. de, & Cavalcanti, A. L. (2009). Conhecimentos e percepção de professores sobre maus-tratos em crianças e adolescentes . Saúde E Sociedade, 18(1), 131-140. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000100013