Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional

Autores

  • Marise Ramos Fundação Oswaldo Cruz; Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000600008

Palavras-chave:

Educação pelo trabalho, Integralidade, Equipe multiprofissional

Resumo

No presente trabalho inicialmente se discute a formação dos trabalhadores na perspectiva da educação pelo trabalho, com enfoque no campo da Saúde, apoiando-se no princípio da Integralidade. Aborda-se o principio da Integralidade em seu três sentidos: como atributo das práticas dos profissionais; como atributo das organizações dos serviços; e como respostas governamentais aos problemas de saúde. Dessa forma, a Integralidade recoloca o sentido do trabalho em Saúde na constituição da humanidade das pessoas frente às suas necessidades de Saúde. No decorrer, refere à necessidade de re-significar o sentido das competências como um constructo pedagógico e ideológico que está presente nas teorias da educação e do trabalho hoje. Finalmente aponta algumas perspectivas para a educação dos trabalhadores em saúde mediada pelo trabalho.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Parte II - I Seminário das Escolas Técnicas do SUS do Estado de São Paulo

Como Citar

Ramos, M. (2009). Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional . Saúde E Sociedade, 18(supl.2), 55-59. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000600008