Refletindo a formação interdisciplinar na pós-graduação

Autores

  • Denise Martin UNIFESP; Departamento de Psiquiatria

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000100008

Palavras-chave:

Pós-graduação, Pesquisa, Formação, Interdisciplinaridade

Resumo

Este texto discute a formação interdisciplinar na pós-graduação na perspectiva de orientadores com formação em Ciências Sociais e Humanas em Saúde e orientandos com formação em saúde. Serão apresentadas dificuldades inerentes à pós-graduação em geral e especificamente para os profissionais de saúde. Serão discutidas algumas tensões referentes à produção de conhecimento a partir de olhares disciplinares distintos. Há um diálogo necessário entre o orientador, para o qual a formação teórica ocupa lugar primordial, e o orientando, cuja prática se pauta cotidianamente na intervenção. O diálogo teórico entre orientador e orientando é assimétrico em vários aspectos e implica em tensões morais e éticas para ambos. O termo de Geertz (2001), "ironia antropológica", é utilizado para pensar a relação orientador/orientando neste contexto. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre possíveis posturas nessa relação e suas respectivas expectativas. É necessário um debate que discuta as contribuições efetivas do conhecimento fruto dessa relação e o que se pretende como pesquisa interdisciplinar.

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Publicado

2011-03-01

Edição

Seção

Parte I - II Encontro de Ciências Sociais e Humanas

Como Citar

Martin, D. (2011). Refletindo a formação interdisciplinar na pós-graduação . Saúde E Sociedade, 20(1), 57-65. https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000100008