Gestão participativa no SUS e a integração ensino, serviço e comunidade: a experiência da Liga de Saúde da Família, Fortaleza, CE

Autores

  • Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Odorico Monteiro de Andrade Universidade Federal do Ceará
  • Ana Ester Maria Melo Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Maria Tavares Machado Universidade Federal do Ceará; Faculdade de Medicina
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Lúcia Conde de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Walda Viana Brígido Moura Universidade Federal do Ceará
  • Cezar Wagner de Lima Góis Universidade Federal do Ceará
  • Caio Garcia Correia Sá Cavalcanti Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Maria Marlene Marques Ávila UECE
  • Maria Fátima Maciel Araujo Universidade Federal do Ceará
  • Lucilane Maria Sales da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Graça Barbosa Peixoto Secretaria de Saúde do Estado do Ceará
  • Carlos André Moura Arruda Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará
  • André Luís Façanha da Silva Saúde da Família de Sobral
  • Herley Medeiros Lins Universidade Federal do Ceará; Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000500007

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Ensino, Educação, Extensão

Resumo

Fruto da experiência de duas universidades públicas e uma privada, o Projeto de Extensão Liga Saúde da Família (LSF) constitui-se numa estratégia de gestão participativa no campo da formação de profissionais da área da saúde, com base nos conceitos de educação permanente em saúde, educação popular em saúde, equipe multiprofissional e interdisciplinar, atenção primária à saúde, promoção da saúde, estratégia saúde da família, metodologias participativas de pesquisa e atuação inserida no território vivo. Este relato apresenta a experiência da integração ensino-serviço-comunidade por meio do Projeto de Extensão Liga Saúde da Família, no contexto do Sistema Municipal de Saúde Escola (SMSE), em Fortaleza-Ceará, que dialoga com a gestão participativa no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta proposta do LSF foi implantada no SMSE a partir de uma ação apoiada pelo sistema de saúde de Fortaleza que visa potencializar os espaços de co-gestão docente-assistencial, por meio da proposta do método da roda e da tenda invertida. O protagonismo dos integrantes e da comunidade na construção das atividades do projeto e a ampliação do olhar crítico sobre a realidade social e do trabalho em saúde estão entre os maiores avanços surgidos dessa experiência. Esse projeto permitiu a integração ensino - serviço - comunidade, atendendo a uma perspectiva de gestão participativa e dialógica.

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Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Barreto, I. C. de H. C., Andrade, L. O. M. de, Moreira, A. E. M. M., Machado, M. M. T., Silva, M. R. F. da, Oliveira, L. C. de, Moura, W. V. B., Góis, C. W. de L., Cavalcanti, C. G. C. S., Ávila, M. M. M., Araujo, M. F. M., Silva, L. M. S. da, Peixoto, M. G. B., Arruda, C. A. M., Silva, A. L. F. da, & Lins, H. M. (2012). Gestão participativa no SUS e a integração ensino, serviço e comunidade: a experiência da Liga de Saúde da Família, Fortaleza, CE. Saúde E Sociedade, 21(suppl.1), 80-93. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000500007