O discurso de parto de mulheres vivenciando a experiência da primeira gestação

Autores

  • Marcia R. Nozawa UNICAMP; Faculdade de Ciências Médicas
  • Néia Schor USP; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Materno

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12901996000200007

Palavras-chave:

Primeira gestação, ação educativa, análise de discurso, educação libertadora, metodologia participativa em pesquisa

Resumo

Este trabalho é parte integrante de um estudo realizado junto a um grupo de mulheres, clientes de um centro de saúde escola, que vivenciavam a experiência da primeira gravidez, com o objetivo de desenvolver e avaliar uma ação educativa participante. A ação educativa foi desenvolvida sob a perspectiva de uma relação pedagógica calcada no diálogo e na participação ativa das educandas no processo, assim, o referencial metodológico do estudo inspirou-se na concepção de educação libertadora e na metodologia participativa em pesquisa. Os dados apresentados e a análise realizada referem-se à discussão sobre o parto que apresentou-se como tema central durante todo o processo educativo. Pelo emprego da Análise de Discurso como instrumento de avaliação da ação realizada foi possível identificar o sentido predominantemente negativo de parto no discurso das gestantes, bem como discutir o processo de constituição desse discurso apontando estratégias que promovam a superação de tal significado visando subsidiar a prática educativa realizada por profissionais de saúde junto a esse grupo específico da clientela.

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Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Nozawa, M. R., & Schor, N. (1996). O discurso de parto de mulheres vivenciando a experiência da primeira gestação . Saúde E Sociedade, 5(2), 89-119. https://doi.org/10.1590/S0104-12901996000200007