Romaria- uma análise semiótica

Autores/as

  • Ana Raquel Mota Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2007.65649

Palabras clave:

Semiótica tensiva, Estudos da canção, Romaria.

Resumen

O presente artigo é uma análise semiótica de uma canção popular brasileira, Romaria, de Renato Teixeira. Como base teórica e metodológica, utiliza-se a Semiótica estabelecida por Algirdas Greimas, presente, por exemplo, na exploração de conceitos como os de  isotopia e debreagem no nível discursivo e os de funções actanciais no nível narrativo. Aliada a esses níveis, propõe-se uma análise de algumas categorias tensivas de Romaria, nos termos estabelecidos por Claude Zilberberg e que vêm sendo desenvolvidos no Brasil por Luiz Tatit. Em sua primeira parte, o artigo traz uma análise englobante dos três níveis da letra; já em sua segunda parte, é feita a relação com a melodia. Por fim, o artigo traz uma breve contextualização histórica de Romaria em 1977, momento de sua mais célebre gravação, por Elis Regina e o Grupo Água.

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Biografía del autor/a

  • Ana Raquel Mota, Universidade Estadual de Campinas
    Doutoranda em Linguistica, Universidade Estadual de Campinas

Publicado

2007-06-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Romaria- uma análise semiótica. (2007). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 34(27), 151-168. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2007.65649