O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho

Autori

  • Cristiane Freitas Gutfreind Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70950

Parole chiave:

Realismo, , Filme-testemunho, Arquivo

Abstract

Esse texto tem por objetivo refletir sobre o processo de criação dos arquivos de imagem visual, particularmente, sobre a importância, nesse processo, dos filmes-testemunho. Para isso, utilizaremos como ilustração filmes que pertenceram a diferentes catástrofes históricas: a Shoah (holocausto) e a ditadura militar brasileira. A criação desses arquivos repercute na apreensão do realismo como estratégia estética recorrente e nas formas de representação que elaboram essas imagens. Por isso, o registro do real realizado através das escolhas estéticas determina o ponto de vista ético e moral e as diferentes formas de apropriação do realismo.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Cristiane Freitas Gutfreind, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Doutora pela Université Paris-Descartes e professora do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Pubblicato

2011-12-22

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

O realismo e a catástrofe histórica nos filmes-testemunho. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(36), 195-209. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70950