Da segunda mão à segunda chance: luxo e sustentabilidade em brechós de Paris e São Paulo

Autores

  • Cecília Elisabeth Barbosa Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i2e181039

Palavras-chave:

Brechó, Sustentabilidade, Reuso

Resumo

A indústria têxtil tem-se conscientizado cada vez mais dos impactos ambientais ligados à produção de roupas, e há uma pressão constante para reduzir resíduos e revisar preferências e princípios dos consumidores. A compra de peças de segunda mão deixou de ser um lugar marginal, associado à suposta incapacidade da clientela de “comprar novo”, e negócios no setor passaram a ser vistos como estratégicos. Este artigo explora diferentes propósitos de brechós como negócio a partir de entrevistas em profundidade com três empresárias das cidades de Paris e São Paulo, focando em suas visões sobre mudanças, novas chances, sustentabilidade e propósitos modernos para negócios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cecília Elisabeth Barbosa Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

ASSUNÇÃO, Luxas. O mercado de segunda mão pode salvar a moda? FFW, [s. l.], 10 set. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3H31uT6. Acesso em: 20 out. 2020.

BARTHES, Roland. Système de la mode. Paris: Points, 2014.

BATISTA, Luciano; GONG, Yu; PEREIRA, Susana; JIA, Fu; BITTAR, Alexandre. Circular supply chains in emerging economies: a comparative study of packaging recovery ecosystems in China and Brazil. International Journal of Production Research, London, v. 57, n. 23, p. 7248-7268, 2019.

BORGES, Silvia; DUBEUX, Veranise. Comercialização e consumo de vestuário de segunda mão na cidade do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO CONSUMO, 6., 2012, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: Enec, 2012. p. 1-15.

CIETTA, Enrico. A economia da moda. São Paulo: Estação Letras e Cores, 2017.

DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo: ensaio sobre as noções de poluição e tabu. São Paulo: Perspectiva, 2012.

ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. A new textiles economy: redesigning fashion’s future. [S. l.]: Ellen MacArthur Foundation, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3JbUk0J. Acesso em: 7 dez. 2020.

FARRA, Emily. 2020 was a big year of old clothes: how vintage, secondhand, and upcycling took off. Vogue, [S. l.], 21 nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3eeRLg4. Acesso em: 20 out. 2021.

FERREIRA FREITAS, Ricardo. Centres commerciaux: îles urbaines de la post-modernité. Paris: L’Harmattan, 1996.

FURY, Alexander. Va-va-vintage. The rise and rise of resale. Financial Times, London, 21 out. 2020. Disponível em: https://on.ft.com/3yPkLo0. Acesso em: 20 out. 2021.

GRUMBACH, Didier. Histoire de la mode. Paris: Éditions du Regard, 1993.

GWOZDZ, Wenke; STEENSEN NIELSEN, Kristian; MÜLLER, Tina. An environmental perspective on clothing consumption: consumer segments and their behavioral patterns. Sustainability, Basel, v. 9, n. 7, p. 762, 2017.

HANSEN, Karen Tranberg. Salaula: the world of secondhand clothing and Zambia. Chicago: University of Chicago Press, 2000.

HAZAN, Eric. A invenção de Paris: a cada passo uma descoberta. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.

KOPYTOFF, Igor. The cultural biography of things: commoditization as process. In: APPADURAI, Arjun (org.). The social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. p. 64-92.

KRÜGER, Paula Lopes. O processo de construção e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda mão em um brechó no Rio de Janeiro: uma etnografia. 2010. Dissertação (Mestrado) – Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

KOSZEWSKA, Małgorzata. Circular economy: challenges for the textile and clothing industry. Autex Research Journal, Lódz, v. 18, n. 4, p. 337-347, 2018.

LIPOVETSKY, Gilles. L’empire de l’éphémère : mode et modernité dans les sociétés modernes. Paris: Folio Essais, 2004.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Ideias do Canário. In: MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Páginas recolhidas. São Paulo: Globo, 1997. p. 66-74.

NO ENJOEI, volume de vendas cresce 82% em um ano e chega a R$ 205 milhões. Seu Dinheiro, São Paulo, 12 jul. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3JcmYP5. Acesso em: 20 out. 2020.

ROCHE, Daniel. La culture des apparences: une histoire du vêtement (XVIIe-XVIIIe siècle). Paris: Fayard, 1989.

SILVA, Gabriela Jobim da. Design 3D em Tecelagem Jacquard com ferramenta para a concepção de novos produtos – aplicação em acessórios de moda. 2005. Dissertação (Mestrado em Design e Marketing) – Universidade do Minho, Braga, 2005.

SOARES, Cecília Elisabeth Barbosa. Sedas tropicais: comércio de luxo e desenvolvimento urbano no Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

THREDUP. 2021 Resale Report. Oakland: ThredUp, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3efsUJ9. Acesso em: 20 out. 2021.

VEIGA, José Eli da. Indicadores de sustentabilidade. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, p. 39-52, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-12

Como Citar

Da segunda mão à segunda chance: luxo e sustentabilidade em brechós de Paris e São Paulo. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e181039, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i2e181039. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/181039.. Acesso em: 14 maio. 2024.