LENDO MURILO MENDES NA SALA DE AULA, COM ANTONIO CANDIDO

Autores

  • Éverton Barbosa Correia Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i35.154688

Palavras-chave:

crítica literária, leitura, poesia

Resumo

Com a primeira publicação em 1985, Na sala de aula é um volume que reúne uma coleção de seis ensaios sobre momentos distintos do desenvolvimento da poesia luso-brasileira sob a escrita de Antonio Candido. Quando o crítico se volta para a apreciação da poesia algo de seus escritos anteriores repercute no seu desempenho, a considerar que teoria e historiografia literárias se fazem modalidades discursivas que constituem o seu ofício. Tomando o último capítulo do volume, no qual a obra de Murilo Mendes é apreciada, intenta-se demonstrar a estratégia de leitura utilizada pelo crítico em larga escala, ainda que restrita à ilustração de um único poema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Éverton Barbosa Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto - Departamento CULT e do Programa de Pós-graduação em Letras - Instituto de Letras - UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Maracanã. 

Downloads

Publicado

2019-07-10

Como Citar

CORREIA, Éverton Barbosa. LENDO MURILO MENDES NA SALA DE AULA, COM ANTONIO CANDIDO. Via Atlântica, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 155–171, 2019. DOI: 10.11606/va.v0i35.154688. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154688.. Acesso em: 23 abr. 2024.