LENDO MURILO MENDES NA SALA DE AULA, COM ANTONIO CANDIDO

  • Éverton Barbosa Correia Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: crítica literária, leitura, poesia

Resumo

Com a primeira publicação em 1985, Na sala de aula é um volume que reúne uma coleção de seis ensaios sobre momentos distintos do desenvolvimento da poesia luso-brasileira sob a escrita de Antonio Candido. Quando o crítico se volta para a apreciação da poesia algo de seus escritos anteriores repercute no seu desempenho, a considerar que teoria e historiografia literárias se fazem modalidades discursivas que constituem o seu ofício. Tomando o último capítulo do volume, no qual a obra de Murilo Mendes é apreciada, intenta-se demonstrar a estratégia de leitura utilizada pelo crítico em larga escala, ainda que restrita à ilustração de um único poema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éverton Barbosa Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto - Departamento CULT e do Programa de Pós-graduação em Letras - Instituto de Letras - UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Maracanã. 

Publicado
2019-07-10
Como Citar
Correia, Éverton. (2019). LENDO MURILO MENDES NA SALA DE AULA, COM ANTONIO CANDIDO. Via Atlântica, (35), 155-171. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154688