Mwangolé: a música angolana de intervenção como arquivo memorial e código poético

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DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i41.190200

Palavras-chave:

música, oralidade, Angola, kimbundu, poesia

Resumo

O artigo pretende trazer à superfície alguns elementos da poética da música de intervenção angolana entre os anos 1950-1970, sublinhando a ligação entre poesia e produção musical no período em análise, à luz do respetivo contexto sociopolítico. Apresentam-se aqui alguns textos de músicas em kimbundu que nunca tinham circulado em português, cujas caraterísticas linguísticas e retóricas revelam temas e estruturas que influenciaram a evolução da música angolana até os dias de hoje. Sublinha-se ainda o papel da música de intervenção enquanto principal Lugar de cultura (BHABHA) no processo de passagem da sociedade colonial ao contexto pós-colonial e na definição identitária da nação angolana.

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Publicado

2022-07-28

Edição

Seção

Dossiê 41: Margens do Atlântico em Português

Como Citar

NEGRO, Francesca. Mwangolé: a música angolana de intervenção como arquivo memorial e código poético. Via Atlântica, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 196–229, 2022. DOI: 10.11606/va.i41.190200. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/190200.. Acesso em: 5 nov. 2024.