Samba, Nga Ndreza e Ana Olímpia da literatura colonial e nacional a uma poética da incomunicabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i41.191091

Palavras-chave:

Nação Crioula, José Eduardo Agualusa, pós-modernismo, metaliteratura

Resumo

Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa, é, antes de mais, uma afirmação de cariz metaliterário sobre o valor da literatura enquanto forma de comunicação e enquanto ferramenta para uma resposta ética aos traumas da história. Uma leitura paralela de Nga Muturi de Alfredo Troni e de “Samba” de Castro Soromenho permitir-nos-á identificar as diferenças de perspetiva introduzidas pela literatura pós-moderna relativamente à subjetividade do eu, o poder da memória, e às potencialidades e falhas da literatura como sistema de produção de significado e comunicação.

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Publicado

2022-07-28

Edição

Seção

Dossiê 41: Margens do Atlântico em Português

Como Citar

MARQUES, Pedro. Samba, Nga Ndreza e Ana Olímpia da literatura colonial e nacional a uma poética da incomunicabilidade. Via Atlântica, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 452–473, 2022. DOI: 10.11606/va.i41.191091. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/191091.. Acesso em: 26 abr. 2024.