Samba, Nga Ndreza e Ana Olímpia da literatura colonial e nacional a uma poética da incomunicabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i41.191091

Palavras-chave:

Nação Crioula, José Eduardo Agualusa, pós-modernismo, metaliteratura

Resumo

Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa, é, antes de mais, uma afirmação de cariz metaliterário sobre o valor da literatura enquanto forma de comunicação e enquanto ferramenta para uma resposta ética aos traumas da história. Uma leitura paralela de Nga Muturi de Alfredo Troni e de “Samba” de Castro Soromenho permitir-nos-á identificar as diferenças de perspetiva introduzidas pela literatura pós-moderna relativamente à subjetividade do eu, o poder da memória, e às potencialidades e falhas da literatura como sistema de produção de significado e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUALUSA, José Eduardo. Nação Crioula. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

ARENAS, Fernando. African, Portuguese, and Brazilian Interconnections. The Lusophone Transatlantic Matrix. In ARENAS, Fernando. Lusophone Africa: Beyond Independence. Minneapolis and London: University of Minnesota Press, 2011, p. 1-43.

BAREL, Ana Beatriz Demarchi. A desconstrução do império e a construção da república em Nação Crioula de José Eduardo Agualusa. Nonada: letras em revista, vol.1, nº12, 2009.

CARA, Salete de Almeida. Do pós-colonialismo angolano ao decadentismo português. In ABADALA JUNIOR, Benjamin, SCARPELLI, Marli Fantini. Portos flutuantes: trânsitos ibero-afro-americanos. São Paulo: Ateliê Editorial and CAPES, 2004, p. 105-114.

FARIA, Ângela. Escritor José Eduardo Agualusa ensina a ler o 'subversivo' Eça de Queiroz. Jornal Estado de Minas. 17 de ago. de 2021. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2021/08/17/interna_cultu...e-eduardo-agualusa-ensina-a-ler-o-subversivo-eca-de-queiroz.shtml. Acesso em: 28 de ago. de 2021.

LEME, Carlos Câmara. O quintal da minha casa ocupou o mundo. Público. 19 de nov. de 2003, Ípsilon. Disponível em: http://static.publico.pt/docs/cmf3/escritores/78-JoseEduardoAgualusa/quintal.htm. Acesso em: 27 de mar. de 2021.

LIMA, Isabel Pires de. Eça Hoje: Diálogos Ficcionais. Camões, Revista de Letras e Culturas Lusófonas: Eça de Queirós, 9-10, 2000.

MENDES, Victor, Autopsicografia. In SILVESTRE, Osvaldo Manuel, SERRA Pedro. Século de Ouro: Antologia Crítica da Poesia Portuguesa do Século XX. Braga, Coimbra e Lisboa: Angelus Novus e Cotovia, 2002, p. 338-342.

PIMENTA, Susana and Orquídea RIBEIRO, O sujeito pós-colonial em Castro Soromenho, Luandino Vieira e Mia Couto. In MOREIRA, Fernando, RIBEIRO, Orquídea. Mosaicos Culturais I – Olhares e Perspetivas. Vila Real: CEL – Centro de Estudos em Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2013, p. 9-21.

SILVESTRE, Osvaldo Manuel. Um turista nos trópicos: o devir pós-colonial de Fradique Mendes. Congresso de Estudos Queirosianos: IV Encontro Internacional de Queirosianos. Coimbra: Instituto de Língua e Literatura Portuguesas/Livraria Almedina, 2002, p. 221-240.

SOROMENHO, Castro. Angola: legenda da paisagem africana, por Castro Soromenho. Periodical Angola: legenda da paisagem africana, por Castro Soromenho. Lisboa: Issue, 1941, p. 30-32.

SOROMENHO, Castro. Rajada e outras histórias: Portugália Editora, s.d. [1943].

STEWART, Katy and Audrey SMALL. Writing the Transatlantic Imaginary in Agualusa’s Nação Crioula and Monénembo’s Pelourinho. e-cadernos CES, 26, 2016.

TORRES, Alexandre Pinheiro. Propedêutica à «Trilogia de Camaxilo» de Castro Soromenho. Revista Colóquio/Letras, 39, 1977.

TRONI, Alfredo. Nga muturi. Lisboa: União dos Escritores Angolanos/Edições 70, 1980 [1882].

ZAMPARONI, Valdemir. Agualusa. José Eduardo. Nação crioula. A correspondência secreta de Fradique Mendes. Afro-Ásia, 21-22, 1998-1999, p. 376-382.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

Marques, P. (2022). Samba, Nga Ndreza e Ana Olímpia da literatura colonial e nacional a uma poética da incomunicabilidade. Via Atlântica, 23(1), 452-473. https://doi.org/10.11606/va.i41.191091

Edição

Seção

Dossiê 41: Margens do Atlântico em Português