O doce veneno da cultura de massa ou o que Bruna Surfstinha tem a nos ensinar para além do Kama Sutra pop

Autores

  • Maurício de Bragança Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i20.50786

Palavras-chave:

literatura, mercado, cultura de massa

Resumo

Em 2005, o mercado brasileiro recebeu um fenômeno cultural: O doce veneno do escorpião, de Bruna Surfistinha. Aqui pretendemos discutir os limites do texto literário a partir da suas relações com o mercado. O desprestígio destas narrativas literárias indicam um incômodo histórico que marca a relação entre a crítica e o leitor destes textos massivos. Tais relações, porém, nos ajudam a compreender as questões referentes ao âmb9ito da interioridade e da exposição midiática marcadas pela dimensão espetacular presente na sociedade contemporânea.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Edição

Seção

Dossiê 20: literatura e indústria cultural

Como Citar

BRAGANÇA, Maurício de. O doce veneno da cultura de massa ou o que Bruna Surfstinha tem a nos ensinar para além do Kama Sutra pop. Via Atlântica, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 39–51, 2011. DOI: 10.11606/va.v0i20.50786. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50786.. Acesso em: 16 mar. 2025.