NÔMADE DE OLHAR ATENTO E TRAÇO CERTO: MÁRIO DE MIRANDA, A ARTE DA CARICATURA E OS DESENCONTROS ENTRE O MUNDO INDIANO E O OLHAR OCIDENTAL

Autores

  • Joana Passos Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i19.55881

Palavras-chave:

Mario de Miranda, caricatura, hibridismo cultural, crítica pós-colonial

Resumo

A ANÁLISE DE TRÊS CARICATURAS FEITAS PELO AUTOR GOÊS MÁRIO DE MIRANDA SERÁ ENQUADRADA POR UMA REVISÃO DA HISTÓRIA DA CARICATURA, ACOMPANHADA DE UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO. PARA DISCUTIR COMO AS CARICATURAS SELECIONADAS COMPARAM IRONICAMENTE OCIDENTE E ORIENTE, SUBLINHANDO FORMAS DE CONTAMINAÇÃO E HIBRIDISMO CULTURAL, RECORREMOS À TEORIA PÓS-COLONIAL COMO MODELO CRÍTICO.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Edição

Seção

Dossiê 19: Goa – literatura e cultura

Como Citar

PASSOS, Joana. NÔMADE DE OLHAR ATENTO E TRAÇO CERTO: MÁRIO DE MIRANDA, A ARTE DA CARICATURA E OS DESENCONTROS ENTRE O MUNDO INDIANO E O OLHAR OCIDENTAL. Via Atlântica, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 57–74, 2011. DOI: 10.11606/va.v0i19.55881. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/55881.. Acesso em: 22 abr. 2024.