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EDITAL 2024

Universidade de São Paulo
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

Preâmbulo

O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo abre inscrições para o Edital 2024 de publicação dos periódicos da USP, em caráter excepcional, uma vez que ainda se encontra em andamento o Edital 2023, a ser finalizado em 3 de junho de 2024.

O propósito deste Edital de 2024 dá continuidade ao alinhamento entre os objetivos estratégicos da Universidade e o atendimento às demandas dos editores de revistas credenciadas no referido Programa.

Objetivo do Edital

O objetivo é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no referido Programa.

Período de Submissão de Propostas

As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário online que estará disponível aos proponentes a partir das 8 horas da manhã do dia 8 de abril de 2024 até às 23h59 horas do dia 8 de maio de 2024.

Itens de Serviço Apoiados

Somente serão apoiados os itens de serviços descritos no item 3 (três) deste Edital. Os recursos recebidos não poderão ser remanejados para outros grupos orçamentários.

Condições para a Submissão de Propostas

Poderão apresentar solicitações de apoio financeiro todos os periódicos editados oficialmente pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP credenciados no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo, excetuando-se aqueles publicados por discentes.

Requisitos       

Somente serão analisadas as propostas de periódicos que atenderem aos seguintes requisitos:

  1. Estar em dia com a prestação de contas de recursos recebidos da ABCD, exceto para aquelas revistas que receberam recursos mediante o Edital 2023, cujo prazo para a prestação de contas é 3 de junho de 2024;
  2. Possuir periodicidade regular e em dia;
  3. Demonstrar, por meio das edições publicadas no website do periódico, a adoção de metadados e itens editoriais padronizados, de acordo com as regras da Coordenação do Portal de Revistas da USP disponíveis em:  https://www.revistas.usp.br/wp/?page_id=2563;
  4. Possuir e-mail institucional @usp.br em nome do periódico;
  5. Possuir corpo editorial contendo ao menos dois editores afiliados a instituições nacionais externas à USP e um editor afiliado a uma instituição estrangeira;
  6. Possuir ao menos cinco avaliadores afiliados a instituições nacionais externas à USP e pelo menos dois avaliadores afiliados a instituições estrangeiras;
  7. Possuir ao menos 30% dos avaliadores e/ou membros do Comitê e/ou Conselho Editorial do gênero feminino;
  8. Apresentar na página (website) do periódico, texto referente à política de direitos autorais, ética e antiplágio, conflito de interesses e condições de uso de IA (Inteligência Artificial), com base nas respectivas diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE) quanto à ética e plágio e quanto à declaração de posição sobre IA;
  9. Utilizar o software de prevenção de plágio Similarity Check Crossref iThenticate (ferramenta disponível pela ABCD);
  10. Possuir registro no Directory of Open Access Journals (DOAJ) ou apresentar a solicitação do registro junto ao referido diretório;
  11. Apresentar na página (website) do periódico o tipo de Licença Creative Commons adotado;
  12. Estar indexada em ao menos duas bases indexadoras internacionais concernentes à área de conhecimento, além do DOAJ;
  13. Manter atualizadas suas edições no Portal de Revistas da USP, ainda que o website principal da revista seja mantido em outro website;
  14. Inexistir taxa de publicação de artigos (em inglês Article Processing Charge – APC);
  15. Inexistir acordo comercial com editoras.

O não atendimento a qualquer um dos critérios indicados acima inviabilizará a aceitação da submissão da proposta.

Serviços contemplados

Somente serão financiados os seguintes itens de serviço:

a) Diagramação;

b) Editoração;

c) Marcação XML compatível com o padrão adotado no Open Journal System – OJS;

d) Tradução;

e) Revisão gramatical;

f) Aquisição de licença de software para diagramação e geração de documentos em PDF;

g) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, até o custo anual de R$ 12.000,00;

h) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de pós-graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, até o custo anual de R$ 19.200,00;

i) Pagamento de licença de software ScholarOne, desde que a revista esteja indexada na SciELO;

i) Não poderão ser solicitados recursos para impressão e distribuição tais como papel, transporte, placas, tinta, fotolito e demais insumos ou serviços relacionados.

O total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital é de R$ 1.700.000,00

Documentação

O proponente será o(a) editor(a) chefe do periódico, que deverá preencher o formulário online com as seguintes informações:

  1. Título completo do periódico; ISSN (e/ou e-ISSN); URL – link da página (website) principal do periódico; e-mail institucional de contato; periodicidade; Unidade de vínculo do periódico; nome completo do proponente e-mail de contato, que deve ser o editor chefe;
  2. Classificação no Sistema Qualis no último quadriênio (2013-2016) ou outro que venha a se sobrepor, com identificação da área de conhecimento principal correspondente;
  3. Identificação dos links (URLs) específicos das bases de dados onde o periódico está indexado e/ou resumido, incluindo o link do periódico no DOAJ;
  4. Documento anexado ao formulário contendo a lista de membros (nome, filiação e país) do Conselho / Comitê, lista de dez avaliadores (nome, filiação e país) e Equipe Editorial (nome, função e vínculo);
  5. Itens de serviço solicitados e valores, bem como o valor total de recursos financeiros solicitados.

Critérios de Distribuição de Recursos

A distribuição dos recursos será realizada de acordo com os critérios de classificação do periódico, respeitando-se o total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital.

Grupo 1 – O periódico deve atender aos requisitos do Edital – Recursos até R$20.000,00;

Grupo 2 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1, o periódico deve estar indexado no SciELO ou em indexador internacional de referência para a área de conhecimento – Recursos até R$40.000,00;

Grupo 3 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1 e 2, o periódico deve estar indexado na Base Web of Science e/ou Base Scopus – Recursos até R$60.000,00.

Da análise das propostas

As propostas serão analisadas pelo Comitê Científico do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, em reunião a realizar-se na terceira semana de maio de 2024. As propostas recebidas ou encaminhadas fora do prazo e do padrão solicitado não serão consideradas pelo Comitê.

Resultados

Os resultados serão divulgados a partir do dia 20 de maio de 2024, mediante notificação por e-mail ao proponente e ao e-mail oficial do periódico.

É possível solicitar reanálise ao Comitê, apresentando justificativa detalhada, pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br até 31 de maio de 2024.

Da Prestação de Contas

A prestação de contas é obrigatória e deverá ser realizada pela Assistência Financeira da Unidade, com a ciência do(a) Editor(a) e do Diretor(a) da Unidade/Órgão e encaminhada para a ABCD pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br até o dia 20 de julho de 2025.

A prestação de contas deve conter planilha com a lista por ordem cronológica do(s) documento(s) da(as) despesa(as) e um arquivo PDF único assinado pelo Setor Financeiro da unidade, com os seguintes documentos:

  1. notas de empenho,
  2. notas fiscais eletrônicas do prestador de serviços,
  3. notas de pagamento,
  4. notas de liquidação de despesa,
  5. demonstrativo anual de pagamentos, caso ocorra a contratação de monitor.

Caso haja saldo residual, é obrigatório que este seja retornado à ABCD, por meio de remanejamento para o Grupo Orçamentário 069.010, enviando cópia digital do documento para o e-mail supracitado.

Esclarece-se ainda que o Edital 2023 e sua prestação de contas está desvinculado do Edital 2024.

A não prestação de contas do apoio obtido por meio deste Edital, assim como o não remanejamento do eventual saldo residual à ABCD no prazo informado, inviabilizará a participação do proponente em editais futuros.

O Comitê Científico reserva-se o direito de deliberar sobre os casos omissos no presente Edital.

São Paulo, 08 de abril de 2024

 Comitê Científico do
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

2022-2024

Prof. Dr. Paulo Martins (Presidente do Comitê Científico) – ABCD/FFLCH/USP

Prof. Dr. Alexandre Kawano – EP/USP (Titular)
Profa. Dra. Maria Bernadete A. Varesche – EESC/USP (Suplente)

Prof. Dr. Thiago Regis Longo da Paixão – IQ/USP (Titular)
Prof. Dr. Carlos Pelleschi Taborda – ICB/USP (Suplente)

Prof. Dr. Gilberto Fernando Xavier – IB/USP (Titular)
Profa. Dra. Marcia Couto – FM/USP (Suplente)

Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Monaco – FD/USP (Titular)
Profa. Dra. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos – ECA/USP (Suplente)

Profa. Dra. Laura Moutinho – FFLCH/USP (Titular)
Prof. Dr. João Angelo Oliva Neto – FFLCH/USP (Suplente)

Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari – FFLH/USP (Titular)
Bibliotecário Anderson de Santana – IGc/USP (Suplente)

Bibliotecária Dra. Elisabeth Adriana Dudziak (Coordenação Executiva do Portal de Revistas USP) – ABCD/USP

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