Língua, discurso e identidade: a língua inglesa no discurso da mídia e a construçãoidentitária dos brasileiros

Autores

  • Marisa Grigoletto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p213-227

Palavras-chave:

Língua inglesa. Mídia. Identidade. Interpelação ideológica. Mercado.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre as representações da língua
inglesa no discurso da mídia impressa brasileira contemporânea e seu papel na construção
identitária do brasileiro, no que se refere a posições imaginárias sobre língua nacional e
estrangeira, sociedade, mercado e globalização. A análise está fundamentada na perspectiva
teórica de uma análise do discurso para a qual sentidos e sujeitos são produzidos
discursivamente na história, dispersos em discursos heterogêneos e atravessados por uma
memória do dizer, e complementada por reflexões teóricas sobre a relação entre sujeito,
língua, identidade e identificações. A análise de enunciados extraídos de matérias de jornais e revistas incidiu sobre as representações da língua inglesa e da relação do brasileiro com essa língua, conforme construídas nesse discurso. Os resultados mostram a existência de um discurso hegemônico sobre a necessidade de conhecimento do inglês para todos os brasileiros e um efeito discursivo de responsabilização do sujeito destinatário em atender às exigências
do mercado. Discute-se a interpelação ideológica desse discurso sobre sujeitos reais, no sentido de explicitar o papel do discurso da mídia na construção de um imaginário nacional sobre línguas e os possíveis reflexos desse discurso sobre o modo como os brasileiros pensam
a sua língua nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marisa Grigoletto, Universidade de São Paulo
    Este artigo faz parte do meu projeto de pesquisa CNPq “A presença simbólica dalíngua inglesa no Brasil e na construção da identidade nacional”, que, por sua vez, está inserido no projeto integrado CNPq “(Des)construindo identidade(s): formas de representação de si e do outro nos discursos sobre línguas (materna e estrangeira)”,sob a coordenação geral de Maria José Coracini. Agradeço ao CNPq (Processo 350303/ 2003-7) pela bolsa de produtividade em pesquisa que tornou possível a pesquisa cujos resultados parciais estão relatados aqui.

Downloads

Publicado

2007-06-02

Edição

Seção

Artigos (Seção Temática)

Como Citar

Língua, discurso e identidade: a língua inglesa no discurso da mídia e a construçãoidentitária dos brasileiros. (2007). Filologia E Linguística Portuguesa, 9, 213-227. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p213-227