Caracterização de amostras do vírus rábico isoladas de animais domésticos oriundos de áreas endêmicas do Brasil

Autores

  • Paulo Roberto de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia, MG.
  • Fumio Honma Ito Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP.
  • José de Angelis Côrtes Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP.
  • Silvio Arruda Vasconcellos Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP.
  • Maria da Conceição Aparecida Macedo Souza Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52093

Palavras-chave:

Zoonoses, Raiva, Vírus da raiva, Antígenos, Imunofluorescência

Resumo

Trinta e cinco amostras do vírus da raiva, isoladas de material cerebral de animais domésticos procedentes de áreas endêmicas da doença no Brasil, foram estudadas objetivando determinar seu perfil biológico e sua identidade imunológica com a amostra clássica desse vírus. Os resultados ofereceram valores, induzidos pela inoculação intracerebral em camundongos, indistintos dos padrões existentes para a amostra clássica, com os seguintes resultados: período de incubação médio de 10,2 dias com extremos, nos valores individuais, mínimo de 4 dias e máximo de 23 dias; período clínico médio da doença de 3,3 dias com extremos, nos valores individuais, mínimo de 1 dia e máximo de 5 dias; patogenicidade global de 96,5% (adoecendo 332 dos 344 camundongos inoculados em todos os grupos) com extremos mínimo de 66,7% e máximo de 100%, e manifestações características da raiva. Todas as amostras estudadas reagiram especificamente à prova de imunofluorescência direta aplicada à raiva e apresentaram identidade imunológica com a estirpe clássica do vírus rábico, Sorotipo 1, revelada pela prova de soroneutralização em camundongos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1995-06-02

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA

Como Citar

1.
Oliveira PR de, Ito FH, Côrtes J de A, Vasconcellos SA, Souza M da CAM. Caracterização de amostras do vírus rábico isoladas de animais domésticos oriundos de áreas endêmicas do Brasil. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 2º de junho de 1995 [citado 21º de maio de 2024];32(2):89-95. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/52093