O soberano como idéia e a filosofia como uso público da razão

Autores

  • Daniel Tourinho Peres Universidade Federal da Bahia. Departamento de Filosofia.

Palavras-chave:

idéias práticas, esquematismo prático, uso publico da razão, história da filosofia

Resumo

o objetivo deste artigo é analisar alguns aspectos da filosofia política de Kant. Meu fio condutor é a relação entre princípios práticos discursivos e sua realização na praxis, o que se dá por meio do uso público da razão. Nessa reali­zação, o uso público da razão tem como seu papel fundamental a produção de esquemas, ou símbolos, das idéias práticas, tornado possível a passagem entre estas, como unidades discursivas a príorí, e a realidade sensível, ou seja, entre princípios transcendentais e mundo efetivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADICKES. Kant und das Ding an sich. Berlin, Rolf Heisen, 1924.

CATTANEO, M. A. Metafísica dei diritto e ragione pura: studio sul "platonismo giuridico di Kant". Milão, Giuffrè, 1984.

GERHARDT, V. "Der Thronverzicht der Philosophie. Über das moderne Verhãltinis von Philosophie und Politik bei Kant". In: HÕFFE, Otfried. Zum ewigen Frieden. Akademie, Berlin, 1995.

GIANNOTTI, J. A. Apresentação do Mundo. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa, Gulbenkian, 1989.

KANT, I. Lógica. Trad. de Guido de Almeida. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1992

KANT, I. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. de Ricardo Terra e Rodrigo Naves. São Paulo, Brasiliense, 1986.

KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Trad. de Valério Rohden e Antônio Marques. Lisboa, INCM, 1992.

KANT, I. Von einem neuerdings erhobenen vornehmen Ton in der Philosophie. In: Kants Werke. Akademie Textausgabe VIII. Berlin, Walter de Gruter, 1968.

KANT, I. O que significa orientar-se no pensamento, in Kant, A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. de Artur Morão. Lisboa, Ed. 70, 1992.

KANT, I. Die Metaphysik der Sitten. In: Kants Werke. Akademie Textausgabe VI. Berlin, Walter de Gruter, 1968.

KANT, I. "Sobre o suposto direito de mentir por amor à humanidade". In: Kant, I. A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. de Artur Morão. Lisboa, Ed. 70, 1992.

KANT, I. "À Paz perpétua". In: Kant, I. A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. de Artur Morão. Lisboa, Edições 70, 1992.

KANT, I. Vorarbeiten zu Die MetaphysikderSitten. In: Kants gesammelte Schriften, V. XXIII. Berlin, Walter de Gruyter, 1955.

KANT, I. Vorarbeiten Zum Ewigen Frieden. In: Kants gesammelte Schriften XXIII. Berlin, Walter de Gruyter, 1955.

KANT, I. "O conflito das faculdades". In: Kant, I. A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. de Artur Morão. Lisboa, Edições 70,1992.

KANT, I. Antrhopologie in pragmatischer Hinsicht. In: Kants Werke. Akademie Textausgabe VII. Berlin, Walter de Gruter, 1968.

KRÜGER. Critique et Morale chez Kant. Paris, Beauchesne, 1961.

LEHMANN. "System und Geschichte in Kants Philosophie". In: Beitrãge zur Geschichte und Interpretation der Philosophie Kants. Berlin, Walter de Gruyter, 1969.

LONGUENESSE. Kant et le pouvoir de juger. Paris, PUF, 1993.

MANIN, B. Les príncipes du gouvernement représentatif. Paris, Flammarion, 1996.

OESTERREICH. Philosophen ais politische Lehrer. Darmstadt, WissenschaftlicheBuchgesellschaft.

PLATÃO. Carta VII. Paris, Garnier, s/d.

SKINNER, Q. Liberdade antes do liberalismo. Trad. de Raul Fiker. São Paulo, Unesp, 1999.

WOLFF. Le philosophe-roi et le roi-philosophe. Paris, Vrin, s/d.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O soberano como idéia e a filosofia como uso público da razão. (2022). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(04), 99-114. https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/198019