Arte e revolução em Theodor Adorno e Herbert Marcuse

Autores

  • Paulo Irineu Barreto Fernandes

Palavras-chave:

teoria crítica – arte – revolução – dodecafonismo – surrealismo – Arnold Schoenberg – Theodor Adorno e Herbert Marcuse

Resumo

O objetivo do presente artigo é, tendo como fundamento a relação entre arte e revolução no interior da teoria crítica da Escola de Frankfurt, estabelecer uma relação entre o que a música dodecafônica de Arnold Schoenberg representa para a filosofia de Theodor Adorno com o que o surrealismo representa na filosofia de Herbert Marcuse. A hipótese defendida é a de que as razões que levaram Adorno a se aproximar da atonalidade e do dodecafonismo se assemelham às razões que levaram Marcuse a se aproximar do surrealismo. E, embora os dois autores tenham utilizado em seus escritos elementos teóricos das chamadas “artes de vanguarda”, pretende-se também mostrar que Marcuse nutriu pelas mesmas um otimismo e uma confiança maiores do que Adorno.

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Como Citar

Arte e revolução em Theodor Adorno e Herbert Marcuse. (2008). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(13), 93-108. https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/83385