Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores têm conhecimento do foco e do escopo da revista:
    Os Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (CPST) são um periódico semestral, on-line, com acesso aberto e de caráter interdisciplinar. A revista tem por objetivo difundir a produção científica no campo do trabalho e dos processos organizativos, a partir das leituras da psicologia social e de outras disciplinas das ciências humanas e sociais, que se situam no âmbito das perspectivas críticas. Nessa direção, destacam-se a centralidade da categoria trabalho e a importância de favorecer o ponto de vista dos trabalhadores, diferentemente de enfoques gerencialistas, que os consideram apenas como recursos. A revista prioriza a publicação de artigos que apresentem reflexões sobre situações concretas e que contribuam para processos de transformação na direção da promoção da saúde e da garantia de direitos. São bem-vindas contribuições apoiadas em diferentes leituras teóricas. Os CPST publicam artigos originais como relatos de pesquisas, intervenções e experiências e ensaios teóricos (não são aceitas revisões de literatura). Resenhas de livros, entrevistas e traduções também podem ser aceitas mediante consulta aos editores
  • - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • - Os nomes dos autores e suas afiliações institucionais foram retirados do texto submetido, bem como qualquer outra informação que permita sua identificação, inclusive nas referências bibliográficas autorais assim referidas. Os dados do usuário foram retirados do arquivo a ser enviado (em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento).
  • - URLs e DOIs para as referências foram informadas quando possível.
  • - O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, seguindo as normas descritas nas diretrizes para os autores. As figuras e tabelas estão inseridas ao longo do texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções abaixo foram seguidas:

    Para garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão a esta revista, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores sejam conhecidas uns pelos outros. Isto exige que autores, editores e revisores (passíveis de enviar documentos para o sistema como parte de sua avaliação) verifiquem se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e às propriedades do arquivo:

    - Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

    - Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

    - Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
  • - O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, abaixo. Diretrizes para Autores,

Diretrizes para Autores

1) O artigo será avaliado segundo critérios de forma e de conteúdo, como: uso adequado e correto da linguagem, clareza, adequada articulação de ideias e solidez de argumentos; originalidade, uso coerente e suficiente de literatura de apoio (teórica, temática, metodológica). No caso de artigo resultante de pesquisa empírica, o método deve estar claramente descrito; os achados devem ser sólidos e robustos, estar articulados aos objetivos do artigo, ser alvo de interpretação/análise consistente e em diálogo com referencial teórico adequado.

2) Os manuscritos devem ser enviados por meio do sistema de submissão online deste portal. Para que o manuscrito seja apreciado, deve tratar-se de um trabalho ainda não publicado e não submetido a outra revista para publicação simultaneamente. Todos os autores devem estar de acordo com a submissão.

3) Nomes dos autores, e-mails, ORCIDs e afiliações institucionais são informações fornecidas à parte no momento da submissão por via eletrônica, com preenchimento no próprio sistema, não devendo constar nenhuma dessas informações no manuscrito.

4) No momento da submissão, os autores devem informar se há conflitos de interesse relacionados ao manuscrito apresentado.

5) Os autores deverão informar, quando for caso, as fontes de financiamento dos trabalhos submetidos.

6) A submissão do manuscrito implica a cessão imediata e sem ônus para a Cadernos de Psicologia Social do Trabalho dos direitos de publicação em primeira mão. Os autores continuarão a deter os direitos autorais para publicações posteriores e, nesse caso, deverá ser feita menção à primeira publicação neste periódico.

7) O manuscrito deve ser redigido em português ou espanhol. O arquivo deverá ter a seguinte formatação: formato de papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal em todos os parágrafos, espaçamento 1,5 e margens de 2 centímetros, sem quebras de páginas ou de seções. Títulos deverão estar em negrito. Já os subtítulos devem estar em itálico. Ambos devem ter apenas a primeira letra maiúscula (não utilizar caixa alta no texto). O manuscrito completo (incluindo notas de rodapé e referências) não poderá ultrapassar 55 mil caracteres e, no caso das resenhas, até 20 mil caracteres (em ambos casos contando-se também os espaços). Ele deverá estar em um único arquivo, em formato compatível com os editores de textos Word, de preferência em docx.

8) O arquivo deverá conter título na língua original e em inglês, resumo, abstract, palavras-chave e keywords. No caso de artigos em espanhol, devem ser fornecidos títulos e resumos na língua original, em português e em inglês. 

9) O resumo, com até 1200 caracteres (contando-se também os espaços), será apresentado em um único parágrafo e informará: objetivos, método (quando for o caso), resultados e conclusões. O abstract deve corresponder à versão da língua original. Em caso de submissão de resenha de livro e entrevista, resumo e abstract não são necessários.

10) O conjunto das palavras-chave deverá refletir o conteúdo do texto e reunir de três a seis expressões. O mesmo vale para as keywords.

11) As referências seguirão o padrão da última edição das normas da American Psychological Association (APA).

12) As notas apontadas no corpo do texto deverão ser indicadas com números sequenciais, imediatamente depois da frase a que digam respeito. As notas deverão ser apresentadas no rodapé da mesma página.

13) Após avaliação editorial inicial, a critério dos editores, o manuscrito será enviado para avaliação por consultores ad hoc, escolhidos entre pesquisadores de reconhecida competência na área. São indicados dois consultores, mas, eventualmente, um terceiro poderá ser convocado. Os consultores não terão acesso aos nomes dos autores e vice-versa. Os autores serão avisados da aceitação, da recusa ou da necessidade de modificações no texto.

14) Pequenas correções poderão ser feitas pelos editores, desde que não alterem o conteúdo do manuscrito e as intenções dos autores. No entanto, a responsabilidade pela revisão do texto e sua correção do ponto de vista ortográfico e gramatical estará a cargo dos autores, sob o risco de a publicação ser recusada até que as devidas correções sejam feitas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.