Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1) As contribuições deverão estar adequadas ao escopo da revista, descrito abaixo:

Os Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (CPST) são um periódico com publicação em fluxo contínuo, on-line, com acesso aberto e de caráter interdisciplinar. A revista tem por objetivo difundir a produção científica no campo do trabalho e dos processos organizativos, a partir das leituras da psicologia social e de outras disciplinas das ciências humanas e sociais, que se situem no âmbito das perspectivas críticas. Serão priorizadas contribuições que apresentem reflexões sobre situações concretas e proposições que contribuam para processos de transformação na direção da promoção da saúde e da garantia de direitos do trabalhador e da trabalhadora. Neste sentido, destaca-se a centralidade da categoria trabalho e da perspectiva dos trabalhadores, marcando uma diferença epistemológica e ético-política com relação aos enfoques gerencialistas, que atribuem ao trabalhador e à trabalhadora a condição de recursos. A revista aceita artigos apoiados em leituras teóricas diversas, originais e inéditas, nos seguintes formatos: relatos de pesquisa, de intervenção e de experiência, assim como ensaios teóricos. Revisões de literatura serão aceitas apenas quando servirem de base para uma discussão teórica consistente. Mediante consulta aos editores, podem ser aceitas resenhas de livros, traduções e entrevistas. A Revista tem como público-alvo discentes, docentes, pesquisadores e profissionais da Psicologia e de áreas afins interessados no campo do trabalho e dos processos organizativos.

2) As submissões serão avaliadas segundo critérios de forma e de conteúdo, como: uso da linguagem de acordo com as normas oficiais vigentes, articulação clara e bem organizada das exposições, análises e argumentos, originalidade, uso coerente e suficiente de literatura de apoio (teórica, temática, metodológica). No caso de artigo resultante de pesquisa empírica, o método deve estar claramente descrito; os achados devem ser sólidos e articulados aos objetivos, bem como a interpretação/análise deve ser consistente e estar em diálogo com o referencial teórico adequado.

3) Os manuscritos devem ser enviados por meio do sistema de submissão online deste portal. Para que seja apreciado, deve tratar-se de um trabalho ainda não publicado e não submetido a outra revista para publicação simultaneamente. Todos os autores devem estar de acordo com a submissão.

4) Nomes dos autores, e-mails, ORCIDs e afiliações institucionais devem ser preenchidos na seção correspondente no sistema no momento da submissão, não devendo constar nenhuma dessas informações no arquivo do manuscrito.

5) As obras dos próprios autores, que possibilitem sua identificação no manuscrito devem ser referidas apenas por "Autor" e o ano de publicação (sem citar o título), tanto no texto como no início da seção de referências. Caso o artigo seja aprovado, os autores deverão inseri-las posteriormente.

6) A equipe editorial reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar os artigos que avalie terem um número de autores que não corresponda proporcionalmente ao trabalho de investigação apresentado.

7) Os autores deverão informar, quando for o caso, as fontes de financiamento dos trabalhos submetidos.

8) A submissão do manuscrito implica a cessão imediata e sem ônus para a Cadernos de Psicologia Social do Trabalho dos direitos de publicação em primeira mão. Os autores continuarão a deter os direitos autorais para publicações posteriores e, nesse caso, deverá ser feita menção à primeira publicação neste periódico.

9) O manuscrito deve ser redigido em português ou espanhol. O arquivo deverá ter a seguinte formatação: formato de papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal em todos os parágrafos, espaçamento 1,5 e margens de 2 centímetros, sem quebras de páginas ou de seções. Títulos deverão estar em negrito. Já os subtítulos devem estar em itálico. Ambos devem ter apenas a primeira letra maiúscula (não utilizar caixa alta no texto). O manuscrito completo (incluindo texto, notas de rodapé e referências) não poderá ultrapassar 55 mil caracteres (incluindo espaços) e, no caso das resenhas, até 20 mil caracteres (em ambos os casos, contando-se também os espaços). Ele deverá estar em um único arquivo, em formato compatível com os editores de textos Word, de preferência em docx.

10) Além do manuscrito, o arquivo deve conter título, resumo e palavras-chave na língua original (português ou espanhol) e uma versão em inglês. O conjunto das palavras-chave deverá refletir o conteúdo do texto e reunir de três a seis expressões.

11) O resumo e o abstract, com até 1200 caracteres (contando-se também os espaços), serão apresentados em um único parágrafo, informando: objetivos, método (quando for o caso), resultados e conclusões. No caso da submissão de resenhas de livros e entrevistas, não é necessário resumo e palavras-chave.

12) As referências seguirão o padrão da última edição das normas da American Psychological Association (APA).

13) As notas apontadas no corpo do texto deverão ser indicadas com números sequenciais, imediatamente depois da frase a que digam respeito. As notas deverão ser apresentadas no rodapé da mesma página.

14) A submissão somente será aceita mediante Carta de Autoria assinada por TODOS os autores, conforme o seguinte modelo: https://www.revistas.usp.br/cpst/carta

15) Após avaliação editorial inicial, a critério dos editores, o manuscrito será enviado para avaliação por consultores ad hoc, escolhidos entre pesquisadores de reconhecida competência na área. São indicados dois consultores, mas, eventualmente, um terceiro poderá ser convocado. Os consultores não terão acesso aos nomes dos autores e vice-versa. Os autores serão avisados da aceitação, da recusa ou da necessidade de modificações no texto.

16) Pequenas correções poderão ser feitas pelos editores, desde que não alterem o conteúdo do manuscrito e as intenções dos autores. No entanto, a responsabilidade pela revisão do texto e sua correção do ponto de vista ortográfico e gramatical estará a cargo dos autores, sob o risco de a publicação ser recusada até que as devidas correções sejam feitas.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O conteúdo do manuscrito está em conformidade com o foco e o escopo da revista: https://www.revistas.usp.br/cpst/about, bem como com todas as Diretrizes para Autores: https://www.revistas.usp.br/cpst/about/submissions#authorGuidelines
  • Os autores estão cientes da Ética em Publicação Científica e da Política de Plagiarismo adotadas por esta revista: https://www.revistas.usp.br/cpst/etica
  • Foi elaborada Carta de Autoria conforme orientação nas Diretrizes aos Autores e de acordo com o modelo fornecido pela revista: https://www.revistas.usp.br/cpst/carta
  • Todas as URLs e DOIs das referências foram informadas.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por nenhuma outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato .docx, seguindo as normas descritas nas Diretrizes para os Autores. As figuras e tabelas estão inseridas ao longo do texto e não no final do documento na forma de anexos.
  • Os dados dos autores foram retirados do arquivo a ser enviado, bem como qualquer outra informação que permita sua identificação, incluindo a remoção do nome do usuário nas propriedades do documento. As autorreferências que possibilitem a identificação dos autores foram devidamente substituídas, conforme orientação das Diretrizes aos Autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores: https://www.revistas.usp.br/cpst/about/submissions#authorGuidelines

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.